Está aqui

Catalunha: Independentistas Jordi Sànchez e Jordi Turull iniciam greve de fome

Sànchez e Turull  começaram uma greve de fome na prisão de Lledoners para denunciar a inação do Tribunal Constitucional face aos seus recursos. A deputada bloquista Isabel Pires visitou esta sexta-feira outro dos dirigentes independentistas detidos, Jordi Cuixart.
Dirigentes independentistas presos em Lledoners. Foto de Maria Vernet / Òmnium Cultural

De acordo com o El Diario, O ex-presidente da ANC e agora presidente do grupo parlamentar de Junts per Cataluña, Jordi Sànchez, e outro dos dirigentes destacados deste grupo, Jordi Turull, que foram mantidos em prisão preventiva pelo “risco de continuarem a defender a secessão, e pelo risco de poderem fugir do país e juntar-se a outros líderes separatistas no exílio", pretendem denunciar desta forma a inação do Tribunal Constitucional, que não tem dado resposta aos vários recursos apresentados pela defesa.

O advogado de Sànchez e Turull, Jordi Pina, promoveu uma conferência de imprensa durante a qual leu um comunicado. No documento, os dois dirigentes independentistas assinalam que o Tribunal Constitucional responde aos casos de prisão provisória num prazo de 30 dias, enquanto os seus estão a aguardar há meses. O primeiro é de 22 de novembro de 2017.  Sànchez e Turull consideram que a falta de diligência do Constitucional os impede de levar o seu caso ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

"Não fazemos a greve contra ninguém, senão a favor de agitar consciências e vontades", asseguram os dois presos.

O president da Generalitat, Quim Torra, emitiu um comunicado para expressar o seu apoio à greve de fome. Torra considera que o Constitucional dilata os recursos dos presos "porque sabe que é um passo prévio para um recurso superior aos tribunais europeus".

O partido separatista Candidatura de Unidade Popular (CUP) também já expressou o seu apoio à greve de fome anunciada. Através de uma mensagem no Twitter, frisou dar “apoio a todas as formas de luta política perante a excecionalidade e a pressão”.

A Òmnium Cultural divulgou a primeira fotografia dos sete dirigentes do processo que cumprem pena em Lledoners: Oriol Junqueras, Jordi Turull, Joaquim Forn, Josep Rull, Raül Romeva; e os ex-líderes da ANC e Òmnium Cultural, Jordi Sànchez e Jordi Cuixart.

Na legenda lê-se: “É intolerável que o Tribunal Constitucional paralise os recursos para bloquear o acesso à justiça europeia”.

Isabel Pires visitou Jordi Cuixart na prisão

A deputada do Bloco de Esquerda Isabel Pires visitou esta sexta-feira Jordi Cuixart na prisão de Lledoners.

Antes da visita, Isabel Pires lembrava que "o Bloco de Esquerda tem desde sempre demonstrado a sua solidariedade para o povo catalão e denunciado os ataques do estado espanhol ao estado de direito (cada vez mais à vista de todos e todas)".

"Pessoalmente, nunca pensei no meu tempo de vida visitar um preso político, quando se fala à boca cheia em democracia, liberdade, estado de direito. Só prova que temos sempre que estar atentas. A solidariedade e a defesa da liberdade e do direito a decidir e a votar não tem fronteiras", escreveu a deputada na sua conta de facebook. 

 

Termos relacionados Catalunha, Internacional
(...)