Casa da Música não é sustentável com atropelos laborais

Por ocasião do concerto do passado sábado, que levou a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música à Avenida dos Aliados, os trabalhadores distribuíram um comunicado onde denunciam injustiças salariais, discriminação e saneamento dos profissionais.
Fotografia publicada na página de Facebook do Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos – CENA-STE.

No documento, divulgado pelo Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos – CENA-STE, são repudiadas as más práticas da atual administração, que põem em causa a continuidade deste projeto: “A Casa da Música não morreu, mas começa a definhar em resultado das más decisões do atual Conselho de Administração”, escreve a estrutura sindical.

“A Casa da Música não é sustentável com injustiças salariais, e muito menos com discriminação e saneamento dos profissionais que realmente garantem a produção de espectáculos como este”, lê-se ainda no comunicado.

A administração da Casa da Música é acusada de não ter investido na negociação coletiva e de ter tomado “decisões cruciais sem ouvir os trabalhadores e quem os representa, sem tomar em conta aqueles que estão no terreno, a sua experiência e a sua valia”.

“Cara a cara com o público”, os trabalhadores denunciam que a Fundação Casa da Música “ainda promove a precariedade laboral”; “ainda abusa dos salários baixos”, “ainda recusa pagar igual aos que têm trabalho igual – ainda que corrija um ou outro salário a trabalhadores que se calam, castiga e recusa a mesma justiça aos contestatários que por ela lutaram”.

Entretanto, aumenta o recurso ao outsourcing, e o abuso do recibo verde, “contrariando uma evolução para o trabalho digno e com direitos que o Governo apregoa, mas não concretiza – e podia fazê-lo aqui, se quisesse, com os representantes que coloca na Fundação Casa da Música”, descreve o CENA-STE.

O sindicato garante que continuará a luta “pela arte e pelos direitos de quem trabalha na cultura”.

Termos relacionados Cultura