Está aqui

Canábis já está à venda nas farmácias do Uruguai

Arrancou esta quarta-feira a última fase de legalização da canábis no Uruguai. Por cerca de 5.70 euros, os consumidores registados já podem comprar canábis na farmácia. Cada embalagem contém 5 gramas.
Embalagens de canábis disponíveis nas farmácias uruguaias. Foto IRCCA

Depois de pôr em marcha a emissão de licenças de autocultivo e para a criação de clubes sociais, o Uruguai avançou esta quarta-feira para a terceira fase da legalização, que se revelou mais demorada do que o previsto inicialmente. A lei que legalizou a canábis foi aprovada em 2013, ainda durante o mandato do presidente Jose Mujica. O governo lançou um site com informação relevante sobre o processo.

Foram quase 5000 pessoas que até agora se registaram nas estações de correio nos últimos meses para poderem adquirir canábis nas 16 farmácias uruguaias que aderiram ao programa de dispensa de canábis para uso não medicinal.  

O processo de compra na farmácia faz-se através da impressão digital do consumidor, que não dá o seu nome nem outros dados pessoais. O sistema informático informa de imediato o farmacêutico se a dispensa está autorizada e em que quantidade. Cada consumidor está autorizado a comprar até 10 gramas por semana.

A canábis é vendida em embalagens de cinco gramas e inicialmente a escolha pode ser feita entre duas variedades: Alfa I, um híbrido predominantemente da variedade indica, com 2% de Tetrahidrocannabinol (THC) e 7% de Cannabidiol (CBD); e Beta I, híbrido de predominância sativa, com 2% de THC e 6% de CBD. O preço de cada embalagem é de 187.04 pesos uruguaios (cerca de 5.70 euros).

A venda em farmácias de canábis para uso recreativo, num processo controlado pelo Estado desde a produção até à distribuição, é um facto inédito. Mas a maioria dos consumidores que se registaram no processo de legalização optaram por requerer autorização para o autocultivo. Cada pessoa só pode registar-se em uma das três formas de ter acesso à canábis legal: na farmácia, por autocultivo ou integrando um clube social.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)