Bloco assume compromisso com ex-trabalhadores das Minas de Urânio da Urgeiriça

O partido reuniu com a ATMU e entregou um memorando assinado que expressa o compromisso com as lutas pela descontaminação das casas, pela defesa da saúde das famílias afetadas pela radioatividade da mineração e pela construção do Museu Mineiro. Notícia publicada no Interior do Avesso.
Reunião do Bloco com a ATMU. Janeiro de 2022. Foto: Interior do Avesso.

José Manuel Pureza (deputado da legislatura 2019-2021 e cabeça de lista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Coimbra), Manuela Antunes (cabeça de lista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viseu) e Carolina Gomes (Mandatária da candidatura à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Viseu) estiveram em reunião na Urgeiriça com a Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio (ATMU).

Os representantes do partido entregaram à ATMU um memorando assinado que expressa o compromisso do Bloco com as lutas que aí vêm pela descontaminação das casas, pela defesa da saúde das famílias afetadas pela radioatividade da mineração e pela construção do Museu Mineiro. “Estamos comprometidos com o conteúdo deste memorando”, sublinhou José Manuel Pureza.

O documento foi submetido pela associação a vários partidos políticos com candidaturas às eleições de 30 de janeiro. Da parte do Bloco de Esquerda, contou com quatro assinaturas: José Soeiro (deputado da legislatura 2019-2021 e candidato à Assembleia da República pelo círculo eleitoral do Porto), Moisés Ferreira (deputado da legislatura 2019-2021 e cabeça de lista à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Aveiro), José Manuel Pureza e Manuela Antunes.

O memorando estabelece a persecução de cinco compromissos, num momento em que “voltamos a passar por momentos tensos em relação à questão mineira”, lembrou Manuela Antunes.

1. Compromisso para a recuperação das habitações da Urgeiriça e da Zona Industrial;

2. Compromisso quanto ao estudo epidemiológico prometido e à sua implementação dentro do prazo de conclusão previamente estabelecido (julho de 2023);

3. Compromisso quanto à criação do Museu Mineiro da Urgeiriça, tendo em conta a necessidade de preservar a história mineira do urânio;

4. Compromisso para a retirada urgente das reservas de stock de concentrado de urânio existentes na antiga zona industrial da Urgeiriça;

5. Compromisso com vista ao alargamento do regimento indemnizatório da Lei 10/2016.

Notícia publicada no Interior do Avesso.

Termos relacionados Política