Está aqui

Arquivo Municipal de Lisboa vai ter novas instalações

Atualmente repartido entre vários locais da cidade, os trabalhadores do Arquivo exigiam há muito um único local com condições adequadas para o tratamento, conservação dos acervos e acesso do público.
Fonte: Arquivo Municipal de Lisboa.

O Arquivo Municipal de Lisboa irá ter novas instalações adequadas para a sua atividade. A garantia foi dada pelo Vereador das Finanças da Câmara Municipal de Lisboa esta terça-feira em reunião plenária online da Assembleia Municipal de Lisboa. 

Repartido entre vários depósitos da cidade, a sede do Arquivo Municipal de Lisboa está atualmente no Bairro da Liberdade. As instalações do arquivo municipal no Bairro da Liberdade apresentam infiltrações graves nos dois andares das garagens utilizadas como depósito.  

A vereação da cultura investiu 3 milhões de euros em obras de reconversão para o arquivo nas torres do Alto da Eira, mas assim que vieram as primeiras chuvas, também estas instalações ficaram inundadas. Apesar da ocorrência, a vereação da cultura insistiu na solução que, agora, parece ter sido colocada de lado. 

Com um acervo de milhares de documentos, alguns com centenas de anos, o Arquivo de Lisboa é o segundo maior do país. O deputado Ricardo Moreira considera que, por isso, "temos a responsabilidade de preservar o nosso património cultural, precisamos de um arquivo com condições físicas e meios técnicos adequados". 

"O Arquivo Municipal precisa de um único local que reúna o acervo da cidade, de forma coerente e responsável, onde os profissionais que tratam da nossa história possam trabalhar, e onde nós podemos consultar os documentos", acrescentou.  

Em 2019, os trabalhadores do Arquivo lançaram uma petição a favor de um novo edifício dedicado que concentre todas as valências do Arquivo, algo que, aparentemente, irá agora ser assumido como o caminho a seguir pelo executivo municipal.

Os funcionários do Arquivo Municipal de Lisboa juntaram os melhores especialistas para debater o que devia ser o Arquivo...

Publicado por Ricardo Moreira em Quarta-feira, 4 de março de 2020

 

Termos relacionados Cultura
(...)