Está aqui

Apoio de emergência às Artes ainda não chegou a todos, alerta Plateia

Ministra da Cultura afirmou no Parlamento que todos os profissionais apoiados pela Linha de Apoio de Emergência às Artes iriam receber as suas verbas até ao final da semana passada. Associação Plateia diz que "isso não aconteceu".
Fotografia de Paulete Matos.

A Plateia – Profissionais de Artes Cénicas alertou nas redes sociais que as verbas ainda não chegaram a todos os apoiados pela Linha de Apoio de Emergência às Artes, mecanismo criado pelo Ministério da Cultura no valor de 1,7 milhões de euros.

No passado dia 30 de junho, em declarações feitas numa audição na comissão parlamentar de Cultura e Comunicação, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, garantiu que todos os apoiados pela Linha de Apoio de Emergência às Artes iriam receber até ao final da semana o valor que lhes foi atribuído.

Segundo a Plateia, num comunicado divulgado na sua página oficial na rede social Facebook, “isso não aconteceu”.

“A semana passou, e as verbas não só não chegaram a todos os projetos apoiados (através deste concurso lançado em março, e cujos resultados saíram em maio), como está a haver grandes atrasos nos esclarecimentos por parte do Ministério da Cultura”, explicam. 

De acordo com o noticiado pela agência Lusa, nessa mesma audição parlamentar, Graça Fonseca dissera que todas as entidades que concorreram àquela linha de apoio receberiam até ao final da semana o valor que lhe foi atribuído, acrescentando que, até então, cerca de metade já tinha recebido, “na sua conta bancária, o apoio da linha de emergência”.

Entre os apoios de emergência ao setor anunciados pelo Ministério da Cultura, para ajudar o setor no contexto da pandemia, está a Linha de Apoio de Emergência às Artes, que recebeu 1.025 candidaturas, das quais 636 foram consideradas elegíveis e, destas, apenas 311 receberam apoio. Esta linha recebeu um reforço de 700 mil euros ao milhão inicialmente divulgado. 

Na altura, as estruturas representativas dos trabalhadores do setor criticaram esta medida por considerarem que se tratou de um concurso e por não terem sido anunciados os resultados na íntegra, ou seja, que estruturas e profissionais receberam apoio e qual o valor desse apoio.

No seu comunicado, a Plateia reitera as críticas.  “Criar uma corrida de todos contra todos num momento de emergência foi um erro. A verba – um milhão de euros – nunca seria suficiente para fazer face às necessidades, mesmo com um reforço de 700 mil euros, os resultados deixaram de fora grande parte dos projetos candidatos, e, além disso, os projetos foram financiados com valores muito menores do que os que tinham sido apresentados a concurso”, refere aquela estrutura.

Termos relacionados Cultura
(...)