Está aqui

Ambientalistas exigem encerramento da central de Almaraz

Esta sexta-feira, em Mérida, juntaram-se mais de cem ambientalistas portugueses e espanhóis para exigir que o novo governo espanhol encerre a central nuclear de Almaraz.
Fotografia de Romão Ramos
Fotografia de Romão Ramos

A manifestação foi convocada pelo Foro Extremeño Antinuclear e contou com o apoio do Movimento Ibérico Antinuclear (MIA). Os manifestantes – cerca de uma centena – reuniram-se junto ao Teatro Romano de Mérida.

Pedro Soares, deputado do Bloco de Esquerda e presidente da Comissão de Ambiente na Assembleia da República, presente no protesto, considerou que o novo quadro político espanhol deve “avançar rapidamente” para o encerramento da central nuclear.

“A grande novidade é o novo quadro político existente em Espanha e uma atitude por parte do Governo espanhol diferente daquela que aconteceu com o Governo do PP (Partido Popular). E essa atitude consubstancia-se na expectativa de que as centrais nucleares em Espanha serão encerradas à medida que atinjam o final do seu período de vida útil, aqui, Almaraz, será por volta de 2020”, disse à agência Lusa.

Ainda que reconheça que o processo de desmantelamento de uma central nuclear é “complexo”, Soares espera que o governo espanhol venha a ter uma “maior capacidade” de trocar informação com o governo português sobre o processo.

No decorrer da manifestação, os participantes empunharam vários cartazes com mensagens como "Nuclear? Não, obrigado!”, “Cerrar Almaraz” ou “Não ao projeto nuclear!”.

Termos relacionados Sociedade
(...)