Está aqui

Alterações climáticas e crise alimentar global

Jason Hickel, antropólogo na London School of Economics, na Inglaterra, e autor de “The Divide: A New History of Global Inequality”, alerta que “não são só as alterações climáticas que estão a devastar a agricultura mundial. A agricultura também está a devastar o clima”.
Foto de Oxfam International, Flickr.
Foto de Oxfam International, Flickr.

De acordo com Hickel, “a agricultura industrial é fundamentalmente irracional. Focada no crescimento a todo custo, é divorciada de qualquer conceção de necessidade humana e despreza os princípios da ecologia”.

Num artigo publicado no Foreign Policy, o antropólogo sinaliza que “se pedirmos às pessoas para citarem os maiores perigos colocados pelo clima, a maioria vai começar a listar eventos climáticos extremos”. Contudo, “enquanto o clima extremo representa uma ameaça real para as sociedades humanas (considere o que o furacão Maria fez em Porto Rico), alguns dos aspetos mais preocupantes das alterações climáticas são muito menos óbvios e quase invisíveis”, refere.

Hickel dá como exemplo o novo relatório de 1.400 páginas do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), que explora “os impactos das alterações climáticas sobre a característica mais fundamental e até íntima da civilização humana – o nosso sistema alimentar”.

“Considere os poderosos glaciares do Himalaia. Quando pensamos no derretimento dos glaciares, lamentamos a perda de uma maravilha natural e preocupamo-nos com a elevação do nível do mar. Não pensamos muito sobre o que os glaciares têm a ver com comida. Mas é aí que a verdadeira crise está a chegar”, escreve.

De acordo com o membro da Royal Society of Arts, metade da população da Ásia “depende da água que flui dos glaciares dos Himalaias - não apenas para beber e outras necessidades domésticas, mas, mais importante, para a agricultura”.

“Por milhares de anos, o escoamento desses glaciares foi reabastecido anualmente pela acumulação de gelo nas montanhas. Mas agora eles estão a derreter muito mais rapidamente do que estão a ser substituídos”, alerta.

Hickel vinca que, “na nossa trajetória atual, se os nossos governos não conseguirem reduções radicais de emissões, a maioria desses glaciares desaparecerá dentro de uma única vida humana. Isso vai arrancar o coração do sistema alimentar da região, deixando 800 milhões de pessoas em crise”.

Por outro lado, “no Iraque, na Síria e em grande parte do restante do Médio Oriente, as secas e a desertificação tornarão regiões inteiras inóspitas para a agricultura. O sul da Europa vai transformar-se numa extensão do Sahara. As principais regiões produtoras de alimentos na China e nos Estados Unidos também serão atingidas. De acordo com os alertas da NASA, as secas intensas poderiam transformar as planícies americanas e o sudoeste numa gigantesca bacia de poeira”, acrescenta.

O antropólogo afirma que, “hoje, todas essas regiões são fontes confiáveis ​​de alimentos. Sem uma ação climática urgente, isso mudará”, lembrando que, “como David Wallace-Wells relata em The Uninhabitable Earth, os cientistas estimam que, por cada grau que aquecemos o planeta, os rendimentos das culturas de cereais básicos diminuirão em média cerca de 10%. Se continuarmos com os mesmos negócios, os itens básicos provavelmente entrarão em colapso em cerca de 40%, à medida que o século passar”.

“Em circunstâncias normais, a escassez regional de alimentos pode ser compensada por excedentes de outras partes do planeta. Mas os modelos sugerem que há um perigo real de que as alterações climáticas possam provocar a escassez em vários continentes de uma só vez”, aponta.

Hickel avança que estaríamos a enganar-nos se pensássemos que isso é apenas uma questão de não ter comida suficiente para comer: “Também tem sérias implicações para a estabilidade política global”, assinala, sublinhando que “as regiões afetadas pela escassez de alimentos assistirão ao deslocamento em massa à medida que as pessoas migrarem para regiões mais aráveis ​​do planeta ou à procura de alimentos estáveis”.

“Na verdade, isso já está a acontecer”, continua o antropólogo: “Muitas das pessoas que estão a fugir de lugares como a Guatemala e a Somália estão a fazê-lo porque as suas culturas já não são viáveis”.

E, perante esta realidade, “os movimentos fascistas estão em marcha e as alianças internacionais estão a começar a desgastar-se”.

Para Hickel “há aqui uma ironia preocupante”: “As alterações climáticas estão a minar os sistemas alimentares globais, mas, ao mesmo tempo, os nossos sistemas alimentares são uma das principais causas do colapso climático”, sendo que, de acordo com o IPCC, “a agricultura contribui com quase um quarto de todas as emissões antropogénicas de gases de efeito estufa”.

“É claro que não é qualquer tipo de agricultura que é o problema aqui - é especificamente o modelo industrial que dominou a agricultura nos últimos cinquenta anos. Essa abordagem não depende apenas da desflorestação agressiva para abrir caminho para a monocultura em grande escala, que sozinha gera 10% dos gases de efeito estufa globais; depende também da lavra intensiva e do uso pesado de fertilizantes químicos, que está rapidamente a degradar os solos do planeta e, no processo, a libertar enormes nuvens de dióxido de carbono na atmosfera”, adianta.

Termos relacionados Ambiente
(...)