Está aqui

39 migrantes mortos num camião no Reino Unido

A polícia do Essex detetou na madrugada desta quarta-feira um camião contendo no seu interior 39 corpos, um dos quais de um adolescente. O camião é búlgaro e atravessou a fronteira do Reino Unido em Holyhead, no noroeste do País de Gales.
O camião foi encontrado num parque industrial
O camião foi encontrado num parque industrial

Mais um drama com migrantes mortos na Europa

A polícia de Essex foi chamada a um parque industrial onde estava o camião, cerca da 1h40, e deparou com os 39 mortos, 38 adultos e um adolescente.

O camião é búlgaro e era conduzido por um cidadão da Irlanda do Norte com 25 anos, que já foi detido.

Até ao momento, nenhuma das vítimas foi identificada, tendo o superintendente Andrew Mariner declarado: “Estamos no processo de identificação das vítimas, no entanto, posso antecipar que vai ser um processo moroso”.

A polícia já descobriu também que o camião entrou no Reino Unido por Holyhead, no passado sábado, 19 de outubro.

A BBC cita as declarações de Seamus Leheny, dirigente de uma associação de transportes da Irlanda do Norte, que aponta que a via de entrada por Holyhead á uma rota alternativa.

"Se o camião veio da Bulgária, entrar na Grã-Bretanha via Holyhead é uma rota alternativa. As pessoas têm dito que a segurança e as verificações aumentaram em lugares como Dover e Calais, por isso pode ser visto como uma maneira mais fácil de entrar pela estrada de Dublin. É um longo caminho e adiciona um dia extra à jornada", afirmou Seamus Leheny.

Já outros migrantes morreram em camiões na Europa

Em agosto de 2015, 71 pessoas foram encontradas mortas num camião numa estrada da Áustria. Eram 59 homens, oito mulheres e quatro crianças, provinham da Síria, do Iraque e do Afeganistão e morreram asfixiados. O camião tinha iniciado a viagem na Hungria, quatro homens foram acusados do crime e condenados a 25 anos de prisão.

Em junho de 2000, foram descobertos os cadáveres de 58 migrantes chineses num camião em Dover, no Reino Unido.

Termos relacionados Internacional
(...)