“O trabalhador desempregado não quer esmola”

30 de junho 2012 - 23:49

Manifestação de desempregados, que decorreu neste sábado, aprovou um manifesto que salienta que “o trabalhador desempregado não quer esmola, quer direitos para si e para os seus”.

PARTILHAR
"Manifestação pelo Direito ao Trabalho", organizada pelo Movimento sem Emprego – Foto de José Sena Goulão/Lusa

Decorreu neste sábado em Lisboa, uma manifestação de desempregados e desempregadas convocada pelo Movimento Sem Emprego (MSE). Segundo a agência Lusa, a manifestação teve a presença de centena e meia de pessoas.

O desfile foi marcado por palavras de ordem contra o Governo e muita canções, adaptando as letras de algumas bandas comerciais, como “Coelho Gaspar, Ai. assim você me mata, queremos trabalho”, de Michel Teló, ou “Troika olha o desemprego, troika quero trabalhar, troika vai-te embora trabalhar, troika não te queremos cá”, dos Pet Shop Boys.

A Lusa refere também que depois de reunidos em frente ao edifício do Parlamento, um elemento da organização do MSE leu um manifesto que chamava a atenção para o “aumento do desemprego, do trabalho precário e trabalho sem direitos” e que depois da leitura do texto, os manifestantes intervieram com testemunhos pessoais da sua situação de desemprego.

Durante a manifestação foram distribuídos panfletos a convocar nova manifestação para 13 de outubro, repetindo a manifestação do “15 de outubro”.

O MSE defende várias medidas como a redução de horário de trabalho sem redução salarial para as 35 horas semanais ou o fim da obrigatoriedade dos desempregados terem de comparecer no centro de emprego.