“Governo e primeiro ministro tinham conhecimento das negociações entre a PT e a TVI”

11 de junho 2010 - 16:52

O relatório apresentado pelo deputado João Semedo à Comissão de Inquérito PT/TVI conclui que José Sócrates tinha conhecimento da tentativa de aquisição da TVI, quando disse na AR que não sabia.

PARTILHAR
Governo e Sócrates sabiam do negócio PT/TVI

O relatório de João Semedo começa por assinalar que a TVI foi alvo de duas tentativas de aquisição, a primeira pela Taguspark e a segunda pela PT-Portugal Telecom. Estabelece também que nas duas tentativas houve um elemento comum: Rui Pedro Soares, “membro do Partido Socialista, cujas relações pessoais com José Sócrates, Armando Vara, Paulo Penedos e Mário Lino, foram reconhecidas por todos”.

O deputado bloquista situa as duas tentativas de aquisição num contexto em que “a linha editorial da informação produzida pela TVI e, em particular, o Jornal Nacional de Sexta apresentado pela jornalista Manuela Moura Guedes, eram alvo de críticas públicas, recorrentes e contundentes, por parte do primeiro ministro, membros do Governo e dirigentes” do PS.

O relatório conclui que “o Governo e o primeiro ministro tinham conhecimento das negociações entre a PT e a TVI”, quando no dia 24 de Junho declarou o contrário na Assembleia da República e à comunicação social. O relatório sublinha mesmo que “oprimeiro-ministro reconhece que, não só conhecia o negócio em curso, como o discutiu com amigos, cujas identidades a CPI não apurou completamente, para além das referências feitas nos depoimentos de Armando Vara, Paulo Penedos e Rui Pedro Soares quer à CPI quer à Comissão de Ética”.

Aceda aqui a: