Um grupo de eurodeputados, incluindo a bloquista Catarina Martins, desafiou Roberta Metsola a retirar as credenciais de acesso aos corredores do Parlamento Europeu à empresa nórdica contratada pela associação patronal marroquina.
683 pessoas de várias áreas da sociedade portuguesa subscreveram a missiva dirigida a Luís Montenegro e Paulo Rangel, considerando “imperioso” resolver a questão.
À chegada ao aeroporto de El Aaiún, Catarina Martins, Jussi Saramo e Isa Serra foram impedidos de entrar no território quando participavam numa missão de observação por parte de deputados no Parlamento Europeu.
A agência dá assim sinal de que política de Trump de reconhecimento da ocupação se fortalecerá. Este fim de semana, um jornalista e ativistas espanhóis foram expulsos do território. Ao mesmo tempo, a União Europeia avisa que acordo de aviação com Marrocos não se aplica ao Sahara Ocidental.
A 48ª Conferência de Apoio e Solidariedade com o povo Saharaui juntou mais de 300 participantes de 21 países que exigiram o fim do colonialismo e um referendo para a independência do território ilegalmente ocupado por Marrocos.
Tribunal de Justiça da UE confirma decisão anterior de anular os acordos assinados em 2019, por terem ignorado a população do Sahara Ocidental e o seu direito à autodeterminação.
A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental critica o município de Coruche por voltar a associar-se à expedição “Sahara Desert Challenge 2023”, apresentada como se o território fizesse parte de Marrocos.
Governo espanhol alega incumprimento de prazos para não renovar autorização de residência à resistente saharaui. Ativista nega esse argumento e diz estar novamente a ser vítima da "cumplicidade hispano-marroquina".
Grupo da ONU sobre Detenções Arbitrárias sinaliza as graves violações cometidas por Marrocos contra 13 ativistas presos em 2010, incluindo a negação do direito à defesa jurídica, as confissões obtidas sob a tortura e a falta de imparcialidade do tribunal que os julgou.
Neste dia 31 de outubro de 2023, passam quarenta e oito anos desde que as forças marroquinas penetraram no então Sahara espanhol, dando origem a um dos mais longos conflitos em África. Pelo embaixador Sidi M. Omar, representante da Frente Polisário nas Nações Unidas.
Coordenadora Estatal das Associações Solidárias com o Sahara Ocidental - Espanha e Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental condenam participação de Marrocos na organização do evento, cuja candidatura tripartida, com Espanha e Portugal, é formalmente apresentada este sábado.
A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental afirma que também na Palestina o não cumprimento do Direito Internacional e as políticas de “dois pesos, duas medidas” dão lugar à "lei da força".
O presidente da República Saharaui e o secretário-geral das Nações Unidas estiveram reunidos na segunda-feira em Nova Iorque e ambos concordaram com a necessidade de acelerar a resolução deste longo conflito.
Na segunda-feira expira o protocolo do acordo declarado ilegal pelos tribunais europeus. A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental apela aos Estados e empresas europeias para que deixem de comprar a Marrocos os recursos saharauis.
A candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos é a favorita para organizar o Mundial de futebol em 2030 e os marroquinos estão a construir um estádio em Dakhla, no Sahara Ocidental.
Othmane Bahnini veio esta segunda-feira responder ao artigo de opinião de José Manuel Pureza sobre a posição do governo português em relação ao Sahara Ocidental. Embaixador marroquino diz que executivo socialista é um dos defensores do projeto de autonomia apresentado por Marrocos.
O apoio do Governo português ao plano marroquino, como “proposta realista, séria e credível”, sem mencionar a autodeterminação do povo sarauí, é um gesto de abdicação e profunda incoerência.
Face a uma ONU inábil no processo de descolonização do Sahara Ocidental, o discurso do Presidente da República, Mohamed Abdelaziz foi por demais emotivo “o povo Saharaui merece viver livre e independente em paz e segurança”. Por Né Eme.