Sahara Ocidental

Tribunal de Justiça da UE confirma decisão anterior de anular os acordos assinados em 2019, por terem ignorado a população do Sahara Ocidental e o seu direito à autodeterminação.

A Frente Polisario diz que se trata de uma violação do direito internacional. A Argélia retirou o embaixador em Paris.

A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental critica o município de Coruche por voltar a associar-se à expedição “Sahara Desert Challenge 2023”, apresentada como se o território fizesse parte de Marrocos.

Governo espanhol alega incumprimento de prazos para não renovar autorização de residência à resistente saharaui. Ativista nega esse argumento e diz estar novamente a ser vítima da "cumplicidade hispano-marroquina".

Grupo da ONU sobre Detenções Arbitrárias sinaliza as graves violações cometidas por Marrocos contra 13 ativistas presos em 2010, incluindo a negação do direito à defesa jurídica, as confissões obtidas sob a tortura e a falta de imparcialidade do tribunal que os julgou.

Neste dia 31 de outubro de 2023, passam quarenta e oito anos desde que as forças marroquinas penetraram no então Sahara espanhol, dando origem a um dos mais longos conflitos em África. Pelo embaixador Sidi M. Omar, representante da Frente Polisário nas Nações Unidas.

Coordenadora Estatal das Associações Solidárias com o Sahara Ocidental - Espanha e Associação de Amizade Portugal-Sahara Ocidental condenam participação de Marrocos na organização do evento, cuja candidatura tripartida, com Espanha e Portugal, é formalmente apresentada este sábado.

A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental afirma que também na Palestina o não cumprimento do Direito Internacional e as políticas de “dois pesos, duas medidas” dão lugar à "lei da força".

O presidente da República Saharaui e o secretário-geral das Nações Unidas estiveram reunidos na segunda-feira em Nova Iorque e ambos concordaram com a necessidade de acelerar a resolução deste longo conflito.

Na segunda-feira expira o protocolo do acordo declarado ilegal pelos tribunais europeus. A Associação de Amizade Portugal - Sahara Ocidental apela aos Estados e empresas europeias para que deixem de comprar a Marrocos os recursos saharauis.

A candidatura conjunta de Portugal, Espanha e Marrocos é a favorita para organizar o Mundial de futebol em 2030 e os marroquinos estão a construir um estádio em Dakhla, no Sahara Ocidental.

Othmane Bahnini veio esta segunda-feira responder ao artigo de opinião de José Manuel Pureza sobre a posição do governo português em relação ao Sahara Ocidental. Embaixador marroquino diz que executivo socialista é um dos defensores do projeto de autonomia apresentado por Marrocos.

O apoio do Governo português ao plano marroquino, como “proposta realista, séria e credível”, sem mencionar a autodeterminação do povo sarauí, é um gesto de abdicação e profunda incoerência.

José Manuel Pureza

Face a uma ONU inábil no processo de descolonização do Sahara Ocidental, o discurso do Presidente da República, Mohamed Abdelaziz foi por demais emotivo “o povo Saharaui merece viver livre e independente em paz e segurança”. Por Né Eme.

Desde o passado dia 16 deste mês, fortes chuvas estão a provocar graves danos materiais, nos acampamentos de Refugiados Saharauis, agravando a crise humanitária causada pelos cortes na ajuda Internacional. Por Né Eme.

A cadeia sueca IKEA, iria abrir uma loja em Marrocos no passado dia 29 de Setembro, contudo e inesperadamente, poucas horas antes da inauguração, uma “ordem” superior foi o bastante para cancelar o evento. O Sahara Ocidental é motivo mais que forte para inviabilizar um projeto de grande envergadura como este. Por Né Eme

À espera de uma resposta a um recurso de pedido de asilo político, ao Supremo Tribunal, Hassanna Aalia foi detido, recebendo uma ordem de expulsão de Espanha, para regressar a Marrocos onde o esperam a tortura e a cadeia perpétua. Artigo de Né Eme.

Divididos entre os territórios ocupados, o exílio e os acampamentos de refugiados, os Saharauis vivem, 24 sobre 24h o desespero de uma vida que teima em ser uma mão cheia de sofrimento, e outra cheia de nada. Por Né Eme

Sendo o território do Sahara Ocidental um território não autónomo, pendente de uma descolonização, ilegalmente invadido por Marrocos, e sabendo dos “esforços” da ONU visando a resolução deste conflito, como entender que a UE negoceie com o produto do “saque” cometido por Marrocos em águas saharauís? Por Né Eme.

As “preocupações” da União Europeia, a certeza da CODAPSO e o reforço da Descolonização do Sahara Ocidental na reunião do Comité Especial de Descolonização. Por Né Eme