Luta dos curdos

Combatentes curdas do YPJ.

Defender Rojava!

Novembro 19, 2019

Neste manifesto, líderes de diversos movimentos sociais, comunidades e Primeiras Nações do mundo inteiro defendem que "uma experiência revolucionária no Médio Oriente poderia oferecer possibilidades para o futuro da humanidade".

Ricardo Alexandre e José Manuel Pureza

Curdistão: “Turquia quis arrasar um laboratório de democracia exigente”

Outubro 25, 2019

No debate realizado em Lisboa sobre a situação no Curdistão, José Manuel Pureza defendeu que o que está em causa na agressão turca “é muito mais do que uma operação territorial clássica”.

Combatente curdo do YPG. Outubro de 2014.

Cessar-fogo no Curdistão Sírio: negociado, violado e à espera da Rússia

Outubro 18, 2019

Mike Pence voou para Ankara e saiu de lá com um cessar-fogo. A Turquia concordou suspender ofensiva para os curdos retirarem da zona que quer ocupar. Os curdos concordam em não atacar mas o cessar-fogo já foi violado e só funciona se governo sírio e Rússia concordarem.

Carta solidária com Rojava

Outubro 18, 2019

Leia aqui a carta aberta assinada por Noam Chomsky, Angela Davis, Boaventura de Sousa Santos, Antonio Negri, José Mário Branco, David Harvey, Francisco Louçã, entre muitos outros.

Curdistão: "Só uma opinião pública mobilizada conseguirá inverter o jogo"

Outubro 16, 2019

Em entrevista ao esquerda.net, José Manuel Pureza analisa a situação no Curdistão Sírio da “tenacidade da resistência curda”, à necessária “batalha da solidariedade” com este povo que “tem que ser articulada com a denúncia da vergonha” do acordo entre UE e Turquia sobre migrantes e com a “demonstração de que a NATO é o que legitima a agressão.”

Manifestação do HDP. Foto ANF News.

Milhares manifestam-se em Istambul contra repressão ao povo curdo

Fevereiro 4, 2019

Milhares de pessoas manifestaram-se este domingo em Istambul em apoio a ativistas da causa curda presos e em greve de fome.

Leyla Güven está em greve de fome há 77 dias e corre sério risco de vida

240 presos curdos em greve de fome

Janeiro 23, 2019

Os presos curdos fazem greve de fome, há vários dias, contra o isolamento de Abdullah Öcalan. Leyla Güven, deputada curda na Turquia, cumpre o seu 77º dia de greve nesta quarta-feira.

Leyla Güven cumpre neste domingo o seu 74º dia em greve da fome

Deputada curda Leyla Güven entrou em coma

Janeiro 20, 2019

Leyla Güven cumpre neste domingo o seu 74º dia em greve da fome, é deputada do HDP da Turquia e entrou em estado de coma ao início da tarde deste sábado.

Líder histórico do PKK recebe primeira visita em dois anos

Janeiro 12, 2019

Preso desde 1999 na Turquia e mantido em regime de isolamento, Abdullah Öcalan recebeu a visita do seu irmão este sábado. A deputada Leyla Güven está há 66 dias em greve de fome em protesto contra o isolamento de Öcalan e corre risco de vida.

Protestos e greves de fome em toda a Europa contra isolamento do líder do PKK

Dezembro 24, 2018

A greve de fome contra o isolamento de Öcalan, líder do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, promovida por Leyla Güven, deputada do HDP presa na Turquia desde janeiro, desencadeou uma grande onda de solidariedade em todo o Curdistão, Turquia e na diáspora curda.

Momento em que Sebahat Tuncel, copresidenta do Partido Democrático das Regiões, é arrastada para a prisão – Foto STR/Epa/Lusa

Erdogan desmantela o partido curdo e dá novo passo para o confronto civil

Novembro 8, 2016

A reação das organizações curdas e dos próprios dirigentes do Partido Democrático dos Povos (HDP) aponta que o possível desaparecimento do partido não deixará ao movimento curdo da Turquia outra saída senão as armas. Por Manuel Martorell.