Lucros

Um estudo da Rede para a Justiça Fiscal e do grupo da Esquerda no Parlamento Europeu estima que um imposto progressivo sobre os lucros excessivos das grandes empresas seria equivalente a metade do atual orçamento da União Europeia.

A campeã da desigualdade é a Jerónimo Martins com um fosso salarial em que o presidente executivo ganha 260 vezes mais do que os trabalhadores.

Lucro amealhado pela Caixa Geral de Depósitos em 2023 cresceu 53% face ao ano anterior. Banco vai entregar ao Estado, seu único acionista, 525 milhões de euros em dividendos.

Lucro do BPI em Portugal cresceu 86% em 2023. Banco recusa-se a aceitar aumentos salariais reivindicados pelos trabalhadores e o seu presidente executivo queixa-se da “diabolização do banqueiro” e de “ódio” contra os lucros da banca. Novo Banco ansioso por distribuir dividendos.

A invasão da Ucrânia trouxe lucros extraordinários para BP, Shell, Chevron, ExxonMobil e TotalEnergies. Em vez de investirem na transição energética, escolheram duplicar investimentos nos fósseis e atribuir verbas nunca antes dadas aos seus acionistas.

Novo estudo confirma o papel significativo dos lucros no aumento da inflação durante 2022. Autores apelam a um imposto global sobre as multinacionais para reduzir os lucros excessivos,

O grupo faturou, até setembro, 22,5 mil milhões, o que representa um aumento de 22% face ao ano passado. Lucros registados neste período foram de 558 milhões. Pingo Doce, com ”desempenho robusto”, cresceu 8,6%.

Em vez de pôr “os contribuintes a pagar os lucros” da banca, Mariana Mortágua defende que o Governo tem de obrigar “os bancos a baixar as taxas do crédito à habitação como contrapartida dos seus lucros”. Bancos amealharam 11 milhões de euros por dia no primeiro semestre.