Está aqui

Inteligência artificial

Ilustração do podcast The Santiago Boys, de Evgeny Morozov

Cybersyn: Lições tecnopolíticas do Chile de Allende

Janeiro 20, 2024

Este projeto pioneiro procurava usar a tecnologia para ampliar a participação política. Passados 50 anos, a investigadora Eden Medina, que esudou o Cybersyn, defende que o Estado deve liderar as inovações para colocar o ser humano no centro em vez de automatizá-lo, como faz a IA.

António Guterres.

Guterres alerta que mundo está a sofrer "epidemia de impunidade"

Janeiro 19, 2024

Secretário-geral da ONU dá o exemplo de Gaza, Ucrânia ou Sudão e sublinha que esta impunidade decorre da atual fragmentação da comunidade internacional. António Guterres afirmou que Netanyahu tem recusado todas as suas tentativas de contacto desde 7 de outubro.

FMI prevê que a Inteligência Artificial agrave desigualdades salariais

Janeiro 16, 2024

Num relatório elaborado antes do Fórum de Davos, o Fundo Monetário Internacional diz que a introdução da IA afetará 60% dos empregos nas economias avançadas e de alguns países emergentes.

Edifício do The New York Times.

New York Times processa OpenAI e Microsoft por "violação massiva de direitos de autor"

Dezembro 28, 2023

A publicação abriu, esta quarta-feira, uma nova frente na batalha legal contra o uso não autorizado de trabalhos publicados para treinar tecnologias de inteligência artificial, como é o caso do ChatGPT.

jovem interage com ecrã

Lei da Inteligência Artificial: o que diz o acordo entre Conselho e Parlamento Europeu

Dezembro 14, 2023

Enquanto entusiastas celebram que a União Europeia se vá tornar na primeira região do mundo a regular a inteligência artificial, as ONG  lamentam que esta se torne numa oportunidade perdida para proteger os direitos fundamentais.

Ataque aéreo a Gaza

Israel usa a inteligência artificial para matar em Gaza

Dezembro 2, 2023

Exército israelita desenvolveu a plataforma Habsora, que analisa comunicações, imagens de drones e satélites, dados de vigilância e padrões de comportamento de indivíduos e grupos para selecionar alvos. Uma "fábrica de assassinatos em massa" que multiplicou os alvos atingidos face a anteriores ataques.

Inteligência Artificial. Imagem de Jernej Furman/Flickr

A “forma” no tempo da Inteligência Artificial

Outubro 21, 2023

As práticas coletivas que assumirão um sentido pleno de resistência aos novos dispositivos que cada vez mais tomarão forma terão de encontrar na solidariedade o lugar onde se refugiar para tornar a existência tolerável. Por Stefano Rota.

Edifício da Microsoft.

Naomi Klein: Máquinas de IA não estão a “alucinar”. Mas os seus criadores estão

Agosto 26, 2023

Numa realidade de poder e riqueza hiperconcentrados, a Inteligência Artificial – longe de corresponder a todas essas alucinações utópicas – tem muito mais probabilidade de se tornar uma ferramenta temível de mais desapropriação e espoliação. Artigo de Naomi Klein.

As empresas tecnológicas e a reconfiguração da profissão docente

Julho 23, 2023

As novas plataformas educativas embrenhadas na lógica do mercado entram pela escola e mudam a função docente, fazendo os professores perder e/ou ver desvalorizados alguns dos seus papéis e tarefas. Antonio Lovato Sagrado, Amanda Aliende da Matta e Enric Prats Gil refletem sobre o que isto significa para a educação.

Linha de montagem na fábrica automóvel da General Motors em Gliwice, Polónia.

O que um clássico marxista nos pode ensinar sobre a adoção da IA

Julho 23, 2023

Há quase 50 anos, o metalúrgico e economista Harry Braverman publicou um livro que mostrava como os patrões utilizam a tecnologia para retirar poder aos trabalhadores - mas que, ao assumirem o controlo do processo de trabalho, os trabalhadores podem libertar-se da servidão. Por Mark Allison.

 

 Trapped by Artificial Intelligence. Ilustração de Lew (tomswift) Holzman/flickr.

Lesados da IA: 9.000 escritores pedem respeito por direitos de autor

Julho 21, 2023

Margaret Atwood, Jonathan Franzen e Dan Brown estão entre os autores da carta aos CEO das empresas de Inteligência Artificial. Denunciam a a “injustiça” de as empresas lucrarem à custa do seu trabalho, em vez de obterem o seu consentimento, creditá-los e compensá-los.

Parlamento Europeu avança na regulação da inteligência artificial

Junho 16, 2023

Proposta aprovada obriga a que se revele que conteúdos foram gerados por IA e proíbe os sistemas de identificação biométrica à distância "em tempo real" em espaços públicos. Mas foi rejeitado o princípio da precaução e a proibição de usar a IA para a gestão de migrações.

Telemóvel com ChatGPT

ChatGPT inventou história e pode acabar em tribunal

Junho 12, 2023

Acusações falsas baseadas em informação compilada pelo ChatGPT resultaram numa queixa à justiça nos EUA. Em causa está saber se as empresas de inteligência artificial gozam da mesma proteção dada aos motores de busca.

"Padrinho da IA" demite-se da Google para denunciar perigos dos chatbots

Maio 2, 2023

Aos 75 anos e após uma década ao serviço da gigante tecnológica, Geoffrey Hinton diz querer ser livre para apontar os riscos da IA, a começar pela substituição de empregos e a incapacidade das pessoas discernirem entre conteúdos verdadeiros e falsos publicados na internet.

O ChatGPT é uma máquina de ideologia

Abril 23, 2023

Os debates sobre a nova IA centram-se na "inteligência". Mas há algo mais interessante a acontecer: a IA é uma máquina de cultura. Por Leif Weatherby.

Editoras e governo britânico em batalha sobre música criada por IA

Abril 16, 2023

O governo britânico propôs uma exceção à lei dos direitos de autor para isentar as empresas tecnológicas que usam os catálogos das editoras para treinar os seus bots criadores de música. Criadores humanos temem ficar sem recompensa pelo seu trabalho. Por Hayleigh Bosher.

ChatGPT abre portas à semana de quatro dias, diz Nobel da Economia

Abril 7, 2023

O especialista em Economia do Trabalho Christopher Pissarides diz que o mundo laboral pode adaptar-se facilmente aos chatbots da inteligência artificial. A chave é a requalificação dos trabalhadores.

O problema com a IA é o problema com o capitalismo

Abril 2, 2023

O medo dos trabalhadores da nova tecnologia de inteligência artificial faz sentido. Ela tem potencial para eliminar empregos. Mas se não vivêssemos sob o capitalismo, a IA poderia ser usada para nos libertar do trabalho penoso, em vez de nos lançar na pobreza. Por Nathan J. Robinson.

Imagem criada através de Inteligência Artificial pelo site Dall-E da empresa OpenAI. Fonte: Outras Palavras.

ChatGPT na ciência: as maravilhas e as ameaças

Fevereiro 25, 2023

A ferramenta de inteligência artificial tornou-se famosa e foi desde logo utilizada por alguns cientistas. Mas a sua utilização implica também muitos riscos. Por Alessandra Monterastelli.

Primeira lei de inteligência artificial sob pressão de lóbi tecnológico

Fevereiro 23, 2023

Corporate Europe Observatory revela como as grandes empresas de tecnologia têm procurado influenciar o diploma, ainda em discussão a nível europeu, para, entre outras matérias, reduzir obrigações de segurança e marginalizar as preocupações com os direitos humanos.

Deputado alerta para riscos da inteligência artificial com discurso feito pelo ChatGPT

Fevereiro 7, 2023

Fraude académica, desemprego, desinformação e até “destruição em massa” são os riscos que um deputado australiano elencou no “seu” discurso.

Inteligência artificial e aprofundamento das desigualdades

Março 4, 2021

“A inteligência artificial tem trazido vários benefícios, mas a investigação também demonstra que há muitos riscos, nomeadamente o aprofundamento da discriminação social”, afirma Marisa Matias.

O desenvolvimento da inteligência artificial supõe desafios para o mundo do trabalho

O trabalho e a inteligência artificial. Entre o temor e o otimismo

Setembro 13, 2018

O desenvolvimento da inteligência artificial supõe desafios para o mundo do trabalho. As visões otimistas e as fatalistas imaginam futuros antagónicos. Artigo de Daniel Blinder.