Eleições presidenciais 2011

Miguel Portas respondeu em directo, no Esquerda.net, a perguntas sobre as presidenciais, sobre o FMI e sobre os despedimentos mais baratos anunciados pelo Governo. Sobre isto Portas lembrou que despedir não é difícil, nem aqui nem em Espanha onde a taxa de desemprego já vai em 20%.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Francisco Louçã reconhece que o objectivo de levar as presidenciais para a segunda volta e para a vitória de Alegre não foi obtido, mas adverte a direita para que não tenha demasiado apetite para chegar ao poder.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

“Foi pela segunda volta nas eleições presidenciais que nos batemos”, disse a deputada Cecília Honório, do Bloco de Esquerda.

Porta-voz da Comissão Nacional de Eleições reconheceu que bloqueio do portal do cidadão e do serviço SMS 3838 vai "aumentar com certeza a abstenção" nas presidenciais. Esta falha nos meios disponibilizados pelo governo pode influenciar resultado das eleições. Bloco pede explicações.

No comício de encerramento da campanha, Alegre denunciou “chantagem” de Cavaco “sobre a escolha livre e democrática dos portugueses” e afirmou que “o que seria uma ameaça para a situação económica e financeira, e sobretudo para a situação política, seria a não realização de uma segunda volta”.

Um grupo de mulheres lançou um manifesto de apoio a Manuel Alegre por o candidato defender a “igual liberdade de homens e mulheres” e considerar a igualdade “uma prioridade da organização social”.

Cavaco Silva fez obras durante um ano na sua actual residência de Verão com a licença caducada e em desrespeito do processo inicialmente aprovado. A obra estava embargada desde 1997.

Cavaco Silva entregou a casa Mariani e recebeu a Gaivota Azul, cada uma avaliada pelo mesmo valor de 135 mil euros, em 1998. Mas só declarou, na troca, um "terreno para construção".

Francisco Louçã afirmou esta quinta-feira, no comício em Lisboa com Manuel Alegre, que é precisamente por razões económicas e financeiras que se impõe uma 2.ª volta nas eleições presidenciais, acusando Cavaco Silva de ter na sua candidatura os especuladores dos juros. 

O candidato presidencial Manuel Alegre pediu esta quinta-feira, em Lisboa, ao povo da esquerda que se levante no próximo domingo, advertindo que um voto em branco de quem não é de direita favorece objectivamente o seu adversário Cavaco Silva.

Cavaco adquiriu a casa de férias por permuta com uma empresa subsidiária da Opi 92 e fundada por Fernando Fantasia, administrador de empresas do grupo SLN e membro da comissão de honra de Cavaco Silva, que continua a esconder a escritura da casa.

Alegre afirmou que “Quem suspira pelo FMI são aqueles que defendem os sacrifícios desproporcionados que o FMI exige, mas não têm coragem de os propor directamente ao eleitorado”. Candidato alertou para o desemprego e a precariedade das gerações jovens.

Alegre defendeu que eleições representam “uma luta de vida e de morte para a nossa democracia tal como ela está na Constituição”. Bloco acusa Cavaco de estar ao lado de “defensores do fim do salário mínimo” e afirma que BPN é um “subproduto” do “cavaquismo”.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Manuel Alegre apela a “realizar a utopia de vencer Cavaco”, e destaca que o candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS/PP começa a demonstrar uma certa perturbação e um certo nervosismo. PCTP/MRPP decide apoiar Alegre.

Manuel Alegre diz que Cavaco está a “repetir a receita do PSD e do CDS” quando defende o alargamento da redução de salários aos trabalhadores do sector privado. Num comício em Coimbra, o candidato, defendendo a resistência ao FMI, afirmou ainda: “O caminho é dizer aos senhores que mandam no mundo e que querem mandar na Europa que esse não é o caminho”.

O candidato presidencial Manuel Alegre fez esta sexta-feira, em Viseu, um ataque cerrado a Cavaco Silva, acusando o Presidente da República de ter tomado partido dos grandes interesses, contrapondo que, pela sua parte, nunca confundiu política e negócios.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

“É extraordinário que, tendo aparecido notícias muito mais complicadas sobre outro candidato, ele tenha dito que só respondia depois do dia 23 de Janeiro”, acusou.

p { margin-bottom: 0.21cm; }

Candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS/PP diz que só depois de dia 23 “talvez” leia as reportagens sobre a compra de terreno supostamente em permuta e da qual não se acha a escritura.

Manuel Alegre, em Portalegre, citou José Régio, disse que não quer que “Portugal vá por aí, sujeito à ditadura dos mercados financeiros e sem direitos sociais” e realçou: “Quero Portugal de pé e não de joelhos”.

Em Albufeira, há uma urbanização especial, onde têm casas Cavaco Silva, Oliveira Costa, Fernando Fantasia, da SLN, Eduardo Catroga. A escritura do lote do Presidente da República não se encontra na Conservatória de Albufeira. Cavaco diz que não se lembra de onde a assinou. Um seu colaborador disse à revista Visão que a propriedade foi adquirida “através de permuta com um construtor civil”.