Irlanda: Governo da austeridade sofre derrota “limpa”, Sinn Fein ultrapassa os 20%

25 de May 2014 - 16:44

O primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, já reconheceu a derrota “limpa” nas eleições locais. A coligação governamental dos partidos Fine Gael e Labour, que tem defendido a política de austeridade da troika foi fortemente penalizado. A esquerda sobe e o Sinn Fein ultrapassa os 20%, devendo tornar-se o segundo partido mais votado.

PARTILHAR
“Ergue-te – Contra ataca” - Foto retirada do twitter de Mary Lou McDonald, vice-presidente do Sinn Fein

Na República da Irlanda, ainda está a decorrer a contagem dos votos para as eleições locais, mas já está clara a grande derrota que sofrem os partidos da coligação governamental, defensora da política de austeridade da troika e da chamada “saída limpa”.

O primeiro-ministro, Enda Kenny, do partido Fine Gael, declarou à comunicação social que “não foi um dia bom” para os partidos do governo.

Os mais recentes resultados (cerca de 50% dos mandatos já preenchidos), segundo o site do Irish Times (consultado às 16.30 h de 25 de maio de 2014), apontam para uma descida do Fine Gael, principal partido do governo, para os 20,7%. Tinha obtido 32,2% em 2009 (segundo os resultados disponíveis na wikipedia)

O segundo partido da coligação, Labour Party, filiado na Internacional Socialista sofreu uma derrota ainda mais penosa, estando com 5,9% dos votos, quando tinha tido 14,7% em 2009.

O Sinn Fein obtém uma extraordinária vitória, tornando-se o segundo partido mais votado e estando com 21,7%. Em 2009, tinha obtido 7,4% e foi então o quarto partido mais votado na República da Irlanda.

Segundo o Irish Times, outros pequenos partidos também sobem, entre os quais a coligação de esquerda People Before Profit.

O partido mais votado continua a ser o Fianna Fail, mas estagna na votação. Está com 25,9% e tinha tido 25,4% em 2009.