Cavaco defende desvalorização do euro, Bloco congratula-se

16 de July 2011 - 17:51

O Presidente da República afirmou neste sábado que "gostaria que o Euro fosse mais fraco para que os países da Zona Euro fossem mais competitivos" e defendeu a valorização do dólar em relação ao euro. O Bloco congratulou-se com esta declaração de Cavaco Silva.

PARTILHAR
Cavaco Silva perante a exibição de uma t-shirt que diz: “Moody´s? No thanks”, Caminha 16 de Julho de 2011 - Foto de Arménio Belo/Lusa

O Presidente da República, no final de uma visita a Caminha, afirmou que "gostaria que o euro fosse mais fraco, para que os países da Zona Euro fossem mais competitivos", defendendo que "o dólar se valorizasse um pouco mais" em relação ao euro.

Comentando a intervenção de Cavaco Silva, o deputado do Bloco de Esquerda Pedro Filipe Soares declarou: "Nós vemos com bons olhos estas declarações do Presidente da República. Necessariamente, vão de encontro a um projecto de resolução do Bloco de Esquerda apresentado no Parlamento, que estamos à espera de poder levar a debate". (Aceda ao Projecto de Resolução)

Pedro Filipe Soares disse à agência Lusa que se trata de "uma mudança de posição", que acontece porque "a realidade se sobrepôs a muitos do que eram os dogmas económicos" do Presidente da República, mostrando "que há toda uma base ideológica errada" e lembrando que "também já veio falar contra as agências de 'rating', coisa que no passado nunca fez".

O deputado do Bloco disse ainda que tem esperança que o Governo PSD/CDS-PP venha a defender a desvalorização do euro, acrescentando: “É fundamental que o Governo o faça para que tenha significado, é o Governo que tem capacidade para forçar este debate" na União Europeia.