FMI, fora daqui!

28 de May 2011 - 20:27

Cerca de 800 pessoas manifestaram-se na Avenida da Liberdade em protesto contra o Fundo Monetário Internacional e sob o lema “Democracia Verdadeira, Já”.

Manifestantes enfrentaram a chuva e manifestaram solidariedade com os acampados no Estado espanhol. Foto de Da Maia Nogueira.

A chuva não ajudou os manifestantes, escolhendo justamente a hora marcada para o arranque da manifestação, as 15 horas, para cair torrencialmente. Quando amainou um pouco, a manif arrancou, mas o dilúvio voltaria a cair no meio do percurso.

A manifestação, saiu da frente do cinema São Jorge e terminou no Rossio e foi promovida pela Acampada Lisboa, um movimento inspirado pelas “acampadas” em Espanha tem tido o centro na estátua de D. Pedro IV, no Rossio, em Lisboa, onde dezenas de pessoas pernoitam e centenas realizam assembleias populares diariamente.

Dois grandes cartazes destacavam-se na manifestação, com as inscrições “Fora daqui o FMI” e “Democracia Verdadeira, Já”, que foram também as principais palavras de ordem gritadas pelos manifestantes

Diante da embaixada da Espanha, na rua do Salitre, os manifestantes detiveram-se para protestar contra a violência policial contra os acampados de Barcelona, e fizeram um minuto de silêncio pela morte de um manifestante na capital catalã – notícia que circulava mas não teve confirmação.

No Rossio, os manifestantes deram as mãos e fizeram um cordão à volta da praça.