Sector dos transportes anuncia greve

07 de January 2011 - 16:52

Coordenador da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações anunciou que irão ser convocadas várias greves nas empresas dos sectores dos transportes e comunicações para a semana de 7 a 11 de fevereiro. Trabalhadores protestam contra medidas de austeridade.

PARTILHAR
Para janeiro já estão agendadas várias acções, inclusive uma manifestação dos trabalhadores do sector ferroviário que terminará em frente à residência do primeiro-ministro. Foto de Paulete Matos.

Em 19 de janeiro, os dirigentes sindicais irão definir o calendário de greve para fevereiro nas diferentes empresas do sector dos transportes, sendo que também já estão marcados para o presente mês alguns protestos.

No dia 7, os trabalhadores da Carris concentram-se junto ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações e no dia 10 realiza-se uma acção junto à sede da Associação Nacional dos Transportadores  Rodoviários Pesados de Passageiros (ANTROP), no Porto. Para dia 12 já agendada uma manifestação dos trabalhadores do sector ferroviário que terminará em frente à residência do primeiro-ministro. Está marcada também, para este mesmo dia, uma acção de protesto junto à sede da Associação Nacional de Transportadores  Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM).

Os trabalhadores dos sectores dos transportes e comunicações manifestam desta forma o seu descontentamento face às medidas de austeridade impostas pelo governo socialista, entre as quais o corte de 15% nos custos das empresas públicas, que irá levar a perdas de 20% nos rendimentos dos trabalhadores do sector e a cortes drásticos nos serviços públicos.