Concurso de professores: Fenprof acusa ME de "incompetência"

12 de August 2010 - 12:56

A Fenprof denunciou, esta quarta-feira, vários erros técnicos e irregularidades no concurso de colocação de docentes, exigindo por isso ao ME o alargamento do prazo de candidatura.

PARTILHAR
Autocolante visível na manifestação de professores em Março de 2009. Foto Paulete Matos.

Decorre nesta altura a fase de manifestação de preferências do concurso de contratação para o próximo ano lectivo, para destacamento por ausência de componente lectiva e para destacamento por condições específicas.

"Acumulam-se os erros técnicos, alguns provocando ilegalidades, cuja origem só pode residir na incompetência do Ministério da Educação", afirma a Federação Nacional dos Professores, em comunicado, sublinhando a "confusão" instalada no procedimento.

Segundo a Fenprof, na manifestação de preferências dos professores contratados, a aplicação eletrónica "obriga ou impede" procedimentos que contrariam as indicações do manual de instruções. Outro dos exemplos apontado pelo sindicato prende-se com o facto de "muitos docentes" não conseguirem manifestar a intenção de renovação de contrato, enquanto a outros essa possibilidade surge disponível.

O sindicato indica ainda que os professores que reclamaram da lista provisória não têm resposta e, não tendo sido divulgada uma lista definitiva, não há certezas de que as reclamações tenham sido aceites.

"Perante a quantidade de situações anómalas, a Fenprof considera ser quase inevitável o alargamento do prazo de candidatura, pelo menos durante o fim de semana, devendo a Direcção Geral de Recursos Humanos da Educação, manter-se nesse período completamente disponível para atender às dúvidas dos professores", exige a federação liderada por Mário Nogueira.