Concentração de trabalhadores dos transportes

02 de March 2010 - 12:15

Comboio da CP no Porto (Estação de S. Bento) - Foto de J-Cornelius/flickrTrabalhadores protestaram, nesta Terça feira, junto ao ministério dos Transportes em Lisboa. Dirigente sindical afirma que a greve é uma possibilidade.

Os sindicalistas e trabalhadores dos transportes manifestaram-se em defesa do aumento dos salários, pelo cumprimento dos AE's (acordos de empresa) e dos acordos firmados, pela defesa do emprego e contra a precariedade, contra a discriminação a jovens trabalhadores e pela melhoria das condições de trabalho.

Amável Alves, da Federação dos Sindicato dos Transportes e Comunicações da CGTP, disse à TSF que a greve é uma possibilidade em aberto, na medida em que os trabalhadores não aceitam a decisão do governo.

"Existe um descontentamento generalizado dos trabalhadores e a hipótese de convergência nas acções de luta nas várias empresas do sector dos transportes é uma hipótese que estamos a desenvolver", afirmou.

José Manuel Oliveira, presidente do sindicato dos trabalhadores do sector ferroviário, disse à agência Lusa que contestam "qualquer congelamento dos salários, conforme foi anunciado pelo Governo" e, à TSF, também admitiu a convocação de uma greve conjunta de todos os sectores dos transportes.

Para o dia 19 e contra a decisão de Governo de congelar os salários dos trabalhadores do sector empresarial do Estado está já convocado um plenário dos funcionários da Carris, que poderá paralisar parte da frota.

Leia a notícia anterior do esquerda.net:

Governo alarga congelamento de salários