Bloco insiste em comissão de inquérito

14 de February 2010 - 12:03

José Sócrates conversa  com a Ministra do Trabalho, Maria Helena André, durante sessão plenária na Assembleia da República. Foto de JOÃO RELVAS/LUSAJoão Semedo acusa o PS de provocar crise artificial ao falar em moção de censura, mas sustenta que é preciso esclarecer se houve intervenção do governo para influenciar comunicação social.

O deputado do Bloco de Esquerda João Semedo acusou o PS de estar a provocar uma crise política artificial ao desafiar a oposição a apresentar uma moção de censura ao Governo. No entender do deputado bloquista, o governo "acaba de receber uma verdadeira moção de confiança da parte do CDS e do PSD, partidos que viabilizaram o Orçamento do Estado para 2010 através da abstenção".

Semedo reagiu assim às declarações do vice presidente da Comissão Política do PS Capoulas Santos, que afirmou que há uma "tentativa de decapitação" do primeiro-ministro, José Sócrates, e desafiou os partidos da oposição a apresentarem uma moção de censura ao Governo.

Para João Semedo, "a direcção do PS tem há muito definida, praticamente desde a tomada de posse deste Governo, uma estratégia conducente à abertura de uma crise política artificial, empolando um pretenso quadro de instabilidade e de dramatização da vida política portuguesa".

O dirigente bloquista insistiu, porém, que "é preciso que fique esclarecido se o primeiro-ministro e o governo intervieram directa ou indirectamente em operações envolvendo empresas públicas para influenciar a orientação de órgãos de comunicação social".

Lembrando declarações recentemente proferidas pelo presidente da PT, Henrique Granadeiro, à revista Visão e ao Jornal de Negócios, segundo as quais teria sido "encornado" no processo de tentativa de compra da Media Capital por parte da sua empresa, Semedo disse que este tipo de declarações "mais justifica a constituição de uma comissão de inquérito na Assembleia da República, porque até agora o governo tem-se refugiado sistematicamente num foguetório argumentativo sobre este caso".

Termos relacionados: Política