Bancos aumentam juros

02 de February 2009 - 10:56

Bancos estão a cobrar juros de 10% às PME Apesar da baixa das taxas Euribor, os bancos estão a aumentar os spreads nos empréstimos às pequenas e médias empresas (PME). Segundo o Diário de Notícias desta Segunda feira, algumas PME estão a pagar juros da ordem dos 10%, apesar da Euribor ter descido para pouco mais de 2%.

Paulo Nunes de Almeida, vice-presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), diz ao jornal que "a descida da Euribor é mais do que compensada pela subida dos spreads", o que coloca as empresas "numa situação muito difícil" num momento em que enfrentam "dificuldades de tesouraria por via da redução de cobranças".

Actualmente as PME portuguesas estão a pagar spreads da ordem dos 7%, e mais. Os bancos justificam o aumento dos spreads com a subida do risco devido à crise.

Augusto Morais, presidente da Associação Nacional das PME (ANPME), disse ao DN que tem conhecimento de empresas a pagar este tipo de taxas, a par do aumento das exigências de garantias - "não só da empresa, mas do empresário, a título individual".

Joaquim Rocha da Cunha, presidente da PME Portugal, considera que é "de extrema gravidade estarem a ser praticadas taxas de juro dessa ordem [acima dos 9% e 10%] e só pondo fim ao oligopólio bancário se resolve a questão].