You are here

Uber despede 42% dos trabalhadores de Lisboa por videoconferência

Multinacional especializada em transportes e entregas ao domicílio despediu 160 trabalhadores do seu call center em Lisboa. Só em maio foram despedidos mais de seis mil trabalhadores da Uber em vários países.
Para as contas não entram os motoristas e estafetas, subcontratados a outras empresas ou a trabalhar por conta própria.
Para as contas não entram os motoristas e estafetas, subcontratados a outras empresas ou a trabalhar por conta própria. Fotografia de Stock Catalog/Flickr.

A empresa já o tinha ameaçado no mês de maio e avançou com o despedimento de milhares de trabalhadores em todo o mundo. Agora chegou a vez dos trabalhadores do seu call center em Lisboa. 

Os trabalhadores de Lisboa já sabiam que a possibilidade de virem a ser despedidos era real, mas não sabiam exatamente quando isso iria acontecer. A notícia chegou no início do mês de junho por videoconferência, segundo noticiado pela plataforma Lisbob.

Estes 160 trabalhadores, de várias nacionalidades e a residir na capital, correspondem a 42% dos trabalhadores da Uber na cidade. Recorde-se que para  esta contabilização não entram aqueles que são o rosto da empresa, os motoristas e estafetas, por serem subcontratados por outras empresas ou por trabalharem por conta própria. 

A Uber já tinha justificado estes despedimentos em massa, que qualifica como “reorganização da empresa”, quando despediu mais de seis mil trabalhadores no mês de maio.

"Dado o impacto dramático da pandemia e a natureza imprevisível de uma eventual recuperação, vamos concentrar os nossos esforços nas principais plataformas de mobilidade e de entregas e estamos a redimensionar a empresa para que ela corresponda à realidade dos negócios", afirmara em maio o diretor-geral da Uber, Dara Khosrowshahi, numa mensagem enviada à AFP e divulgada em Portugal pela agência Lusa. 

O call center de Lisboa contratava centenas de trabalhadores que, em vários idiomas, prestavam serviços de assistência ao cliente para várias partes do mundo. O despedimento foi feito por videoconferência, tal como ocorrera noutros países. 


Foto: www.quotecatalog.com

Termos relacionados Sociedade
(...)