You are here

Têxtil de Santo Tirso despede 50 precários depois de lay-off

Primeiro, o grupo têxtil Adalberto recorreu ao regime de lay-off simplificado. Agora, segundo o despedimentos.pt, pretende despedir todos os trabalhadores com vínculos precários.
Fonte: despedimentos.pt

A administração da Adalberto, empresa têxtil de Santo Tirso que detém também a marca AdStyle, segundo denúncias publicadas pelo despedimentos.pt, está a despedir todos os trabalhadores com vínculos precários.

Em causa estarão cerca de 50 trabalhadores a quem não estão a ser renovados os contratos a prazo. Esta decisão de descartar os trabalhadores precários acontece depois da empresa ter recorrido ao regime de lay-off simplificado.

Segundo os relatos, estes são trabalhadores com vínculo direto com a Adalberto, mas que, como é prática comum na empresa, já antes estiveram um ano a trabalhar intermediados por empresas de trabalho temporário. Agora, com esta decisão, a administração atira para o desemprego dezenas de trabalhadores depois de ter beneficiado do apoio público para manter a atividade e o emprego.

Os relatos descrevem a indignação dos trabalhadores perante a decisão da administração, uma vez que, embora seja justificada com o atual contexto, a empresa conseguiu recuperar a sua atividade ao longo da crise sanitária, nomeadamente reconvertendo a produção para o fabrico de máscaras.

O facto de terem sido celebrados contratos de fornecimento desse equipamento de proteção com as principais empresas de distribuição do país, permitiu mesmo à empresa aumentar posteriormente a sua faturação. O sucesso da empresa neste período foi mesmo saudado pelo presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.

As denúncias asseguram ainda que, mesmo quando se encontravam em regime de lay-off, alguns funcionários foram forçados a trabalhar a partir de casa, embora com cortes salariais.

A Estamparia Adalberto é uma empresa de Rebordões, Santo Tirso, detida pelo atual presidente da Associação Têxtil Portuguesa. Fundada em 1969, inicialmente centrada na estampagem, ampliou muito a sua atividade e tem atualmente cerca de 400 funcionários e vários clientes internacionais, fazendo a marca AdStyle parte do seu grupo.

Termos relacionados Sociedade
(...)