Teatro Maria Matos faz 50 anos, mas continua fechado

O Teatro Maria Matos em Lisboa foi inaugurado há 50 anos. Há menos de dois anos a vereadora da Cultura decidiu a sua concessão a privados. O teatro está encerrado numa guerra que continua em tribunal. O Bloco defende a anulação da concessão, como explica em vídeo o deputado municipal Tiago Ivo Cruz.
O Teatro Maria Matos foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1969

O Teatro Maria Matos foi inaugurado no dia 22 de outubro de 1969, com a peça “Tombo no Inferno” de Aquilino Ribeiro, sob a direção artística de Igrejas Caeiro.

NO início dos anos 70 do século passado, o teatro funcionou como estúdio de televisão, depois passaram por ele diversas compahias de teatro e em 1982 foi adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Há menos de dois anos, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, decidiu concessionar o teatro.

Em entrevista ao jornal, “Público” em dezembro de 2017, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, anunciou a entrega do Maria Matos para ser explorado por entidades privadas.

Em fevereiro de 2018, por proposta assinada por Catarina Vaz Pinto e Manuel Salgado, o executivo municipal aprovou a concessão do teatro a privados, com os votos favoráveis de PS e PSD e o voto contra do Bloco.

Um amplo movimento cidadão, em que o Bloco se inclui, opôs-se à concessão, que no entanto foi mantida por PS e PSD.

Bloco defende anulação da concessão

O Bloco de Esquerda opôs-se à concessão do teatro e defende a anulação dessa concessão, como explica no vídeo abaixo o deputado municipal bloquista Tiago Ivo Cruz.

Termos relacionados Cultura