You are here

Sistema prisional está sobrelotado

José Manuel Pureza visitou o sistema prisional regional de Aveiro e alertou para a sobrelotação do sistema prisional.
grades prisionais

A sobrelotação dos estabelecimentos prisionais foi hoje abordada por José Manuel Pureza em visita ao estabelecimento prisional regional de Aveiro. O deputado alertou que “há uma sobrelotação muito preocupante e comum a muitos outros estabelecimentos prisionais”.

Dos principais factores que contribuem para este problema é termos “hoje uma população prisional predominantemente jovem que se arrasta nas prisões por pequena delinquência e, portanto, é necessário que haja uma política nacional diferente a este respeito".

Defende por isso a necessidade de avançar no próximo ano com propostas legislativas que reduzam a população prisional, desde logo porque “há reclusos que podiam estar em regime de detenção foram das prisões, porque o nível de perigosidade da sua condição não exige que estejam em prisões”.

"Aqui neste estabelecimento faltam 15 guardas prisionais", disse José Manuel Pureza, considerando "absolutamente inquietante" a relação entre guardas prisionais e o número de detidos.

Segundo o bloquista, a situação é mais grave aos fins-de-semana, quando o número de detidos aumenta com a chegada dos detidos em regime de prisão por dias livres. "Nestas alturas, chega a haver onze guardas para cerca de 160 detidos", adiantou.

O parlamentar diz que é necessário reverter esta situação com a abertura de concursos para recrutamento de guardas prisionais.

Antes da visita ao estabelecimento prisional regional de Aveiro, o deputado do Bloco visitou o Departamento de Investigação Criminal de Aveiro da Polícia Judiciária, onde também se mostrou preocupado com a falta de inspetores.

Termos relacionados Sociedade
(...)