You are here

Reforma das pensões: os argumentos falaciosos de Emmanuel Macron

Salvar o sistema de pensões, baixar impostos e financiar a despesa pública para reindustrialização, compromissos climáticos, restauração de serviços públicos, produzir mais riqueza, arranjar mais emprego, melhorar as pensões mais baixas. Bernard Marx revê um por um os argumentos de Macron para aumentar idade de reforma.
Manifestação contra a reforma do sistema de pensões de Macron. Foto de YOAN VALAT/EPA/Lusa.

Emmanuel Macron adiou a apresentação da reforma das pensões, prevista para 15 de dezembro, para 10 de janeiro. Por medo da ira de um presente tão mau colocado massivamente aos pés da árvore de natal e mesmo a tempo para verificar que a LR [Os Republicanos, partido político de direita] de Eric Ciotti não irá censurar o uso do artigo 49.3 [da Constituição], o único que permitirá que esta reforma seja aprovada sem que haja debate no Parlamento.

Mas, mesmo antes de 15 de dezembro, Élisabeth Borne [a primeira-ministra], os ministros Dussopt e Guérini e o próprio Emmanuel Macron começaram a dar entrevistas. Confirmam o que já era conhecido: a reforma Macron consistirá essencialmente em aumentar a idade legal da reforma de 62 para 64 – ou mais, provavelmente 65 – adiando-a quatro meses por ano, a partir de 2023. Os regimes especiais (indústrias da eletricidade e do gás, RATP, SNCF, Banque de France, Ópera de Paris, parlamentares) extinguir-se-ão gradualmente.

As pessoas contratadas após a entrada em vigor da reforma serão colocadas no esquema geral do sector privado. A reforma aplicar-se-á aos trabalhadores dos serviços públicos, cujo regime específico será mantido.

A curto prazo, as pequenas frases do Presidente e dos seus ministros destinam-se a justificar uma reforma que é massivamente rejeitada pela população. A sobrevivência de um sistema de pensões por repartição ao qual os franceses estão muito legitimamente ligados é o argumento número um.

À TF1, no sábado 3 de Dezembro, Emmanuel Macron disse: "Sim, temos de levar a cabo esta reforma (...) Se não o fizermos, o sistema de pensões está em risco. As necessidades de financiamento são enormes e vão continuar a crescer nos próximos anos. A única alavanca que temos é a de trabalhar um pouco mais de tempo”.

Graças a este dinheiro poupado e ao trabalho adicional daqueles que verão a sua reforma atrasada, poderemos alcançar os nossos objetivos de proteção contra a inflação, de reindustrialização, de transição ecológica, de desenvolvimento dos serviços públicos, de redução de impostos e tudo isto… sem aumentar a dívida”. Este é o argumento número dois.

Foi isto que Emmanuel Emmanuel declarou a 4 de Dezembro ao "Le Parisien" [1]: "Gastamos dinheiro para proteger o poder de compra do povo francês contra a inflação. Gastamos dinheiro para transformar e investir em França até 2030, através da re-industrialização e do cumprimento dos nossos compromissos climáticos. Gastamos dinheiro para desenvolver os nossos principais serviços públicos, o Interior, a justiça, as escolas, a saúde... E tudo isto, estou empenhado em não o financiar com impostos, que, pelo contrário, quero baixar. Não vou financiá-lo com mais dívida, já somos um dos países com maior dívida. Portanto, deve ser financiado por mais criação de riqueza, e a riqueza é criada pelo trabalho. Aqui reside a prioridade dada ao trabalho, seja através da reforma das pensões, do seguro de desemprego, das escolas profissionais, do serviço público de emprego… Temos um considerável potencial de riqueza do trabalho".

Fá-lo-emos com "justiça e equidade". Este é o argumento número três. Na mesma entrevista, Emmanuel Macron explicou: "Ninguém fica feliz por trabalhar um pouco mais, mas para não baixar as pensões e passar novos encargos aos nossos filhos, teremos de fazer um esforço, gradualmente e tendo em conta a carreira profissional de todos: longas carreiras, as dificuldades em certas profissões. Também não se pode baixar o nível das pensões. Pelo contrário, pretendo aumentar a pensão mínima e melhorar as pensões mais baixas. A reforma das pensões é, portanto, também uma reforma da justiça e da equidade.

Estes argumentos são falaciosos. Não é inútil refutá-los numa altura em que esta nova batalha pelas pensões está a começar [2].

Uma reforma para salvar o sistema de repartição?

O sistema de pensões francês não está em perigo. Em 2021, estava financeiramente equilibrado. Em 2022, esteve com excedente. O Conselho de Orientação das Pensões (COR), um órgão independente de aconselhamento e previsão ligado ao Primeiro-Ministro, prevê um défice entre 0,5 e 0,8 pontos do PIB, ou cerca de 10 mil milhões de euros por ano, até 2032. Durante o período de 2021 a 2027, a parte das despesas com pensões no PIB deve permanecer estável e ligeiramente abaixo dos 14%. Pode aumentar para 14,2 ou mesmo 14,7%, entre 2028 e 2032. A partir de fins de 2070, esta proporção manter-se-ia estável ou desceria.. A conclusão do CR é clara: "Os resultados deste relatório não validam a base do discurso que avança a ideia de uma dinâmica descontrolada das despesas com pensões"[3].

O défice previsto para os anos 2022 a 2032 é devido à política económica do governo. Não são as despesas que estão a aumentar demasiado depressa, mas as receitas que estão a diminuir: devido à poupança em postos de trabalho e na fatura salarial da função pública e a uma política salarial que procura limitar tanto quanto possível o aumento dos salários com tarifas e bónus não sujeitos a contribuições para as pensões.

O panorama económico é frágil. O governo aumentou esta fragilidade impondo um quadro irrealista, com uma taxa de desemprego que, graças à sua política, cairia para 5% até 2027. Esta previsão é tão pouco fiável que a COR aumenta esta taxa para 7%. Existe uma grande incerteza sobre a forma como a economia se irá desenvolver nos próximos anos. É provável que se verifique uma recessão, em 2023. A sua duração e extensão dependerá, em grande medida, das políticas económicas e monetárias. Atrasar a idade da reforma numa tal situação levaria sem dúvida a um desemprego mais elevado, a uma pressão descendente sobre o poder de compra e, em última análise, a uma espiral recessiva [4].

A única alavanca possível para equilibrar o sistema?

O sistema de pensões pode ser equilibrado através de outras soluções que não o prolongamento da idade da reforma. O economista Michaël Zemmour enumera cinco delas: reconsiderar as isenções de contribuição mais inúteis; sujeitar as poupanças salariais às contribuições para pensões; abrandar o pagamento da dívida social; inverter a redução da contribuição sobre o valor acrescentado das empresas (só esta medida geraria 8 mil milhões por ano a partir de 2024) e até aumentar as suas contribuições em 0,8 pontos até 2027. Isto elevar-se-ia a 12 mil milhões de euros. E o economista Gilles Raveaud, por seu lado, sublinha a importância dos fundos de reserva para pensões e pensões complementares (150 mil milhões).

Poupar nas pensões para baixar os impostos e financiar a despesa pública para a re-industrialização, os compromissos climáticos, a restauração das escolas, a saúde, a justiça...?

A despesa com pensões é oficialmente classificada como despesa pública. O governo quer impor uma política de austeridade orçamental para o período 2022-2027. De acordo com o governo, esta é a forma de regressar a um orçamento equilibrado. E tudo isto baixando os impostos sobre o rendimento das empresas e sobre as categorias sociais mais favorecidas. Ele começa com o orçamento de 2023, que será o segundo orçamento mais austero dos últimos 20 anos. Para o período 2022-2027, projetou um crescimento médio anual do volume da despesa pública de 0,6%, inferior ao crescimento previsto do PIB. As poupanças feitas através do aumento gradual da idade da reforma durante este período não irão tirar a despesa pública da penúria e inadequação que seriam necessárias para cumprir os compromissos climáticos, restaurar a qualidade dos serviços públicos para todos, e conseguir uma verdadeira re-industrialização.

Mesmo o economista Patrick Artus salienta que, a nível da zona euro, para assegurar a transição energética (equivalente a pelo menos 4% do PIB, do qual apenas metade é atualmente financiado), para recuperar o atraso na investigação e desenvolvimento (mais de 1 ponto do PIB para atingir o nível dos Estados Unidos), para investir na saúde e educação, pode estimar-se que faltam cerca de 4 pontos do PIB de despesa pública para honrar estas despesas necessárias para além do que já foi comprometido.

Isto é provavelmente também verdade para a França. Não é a reforma das pensões que vai tornar isto possível. Nem irá baixar os impostos. Pelo contrário. Se não quisermos renunciar aos investimentos necessários, particularmente na transição energética, explica ele, não há escolha real senão financiar "despesas públicas elevadas, seja com uma taxa inflacionária ou com impostos reais".

O aumento da idade da reforma irá aumentar o número de pessoas mais velhas que trabalham e, portanto, produzir mais riqueza?

É mérito de Emmanuel Macron a sua franqueza e clareza de argumentos. A reforma aos 65 anos de idade anda de mãos dadas com a reforma das prestações de desemprego e com a reforma das escolas profissionais. O objetivo é o mesmo: conseguir mais trabalho por menos salário. E para o fazer, aumentar a pressão da precariedade e da concorrência no mercado de trabalho. Como bónus adicional, temos até o reconhecimento, se não a confissão, de que é o trabalho que cria riqueza. Ao mesmo tempo, ainda estamos na segunda ronda, mas por baixo: sim, o trabalho cria riqueza, mas na condição de ser rentável.

O aumento da idade legal da reforma faz parte da mesma política de abastecimento e competitividade através da queda dos salários reais. Esta é uma política do antigo regime. Não responde nem aos desafios imediatos da situação económica, nem aos desafios de transformação do sistema de produção e consumo.

O aumento da idade da reforma irá melhorar o emprego das pessoas com mais de 55 anos, o que é particularmente baixo em França [5]?

As medidas de apoio específico previstas pelo governo [6] são fracas ou prejudiciais, tais como a redução da duração máxima das prestações para trabalhadores desempregados com mais de 55 anos. A questão do emprego das pessoas mais velhas precisa de ser abordada na raiz, melhorando as condições de emprego, trabalho e formação ao longo da vida ativa. E se isto fosse conseguido à custa do emprego de outros, a melhoria global seria muito limitada, tanto económica como socialmente.

Uma reforma justa e equitativa que tenha em conta as longas carreiras profissionais e as dificuldades dos empregos?

Nem mesmo Yvan Ricordeau, Sr. Pensões do CDFT, acredita nisso. O atual sistema de carreiras longas, explica Henri Sterdyniak, permite às pessoas que trabalharam pelo menos um ano antes do seu 20º aniversário e que pagaram contribuições durante 42 anos, reformarem-se aos 60 anos de idade. A reforma atrasaria a sua idade de reforma em dois ou três anos. O atual mecanismo para ter em conta as dificuldades, a conta de prevenção pessoal, apenas afetou 12.000 beneficiários desde a sua criação. O governo propõe-se modificá-lo apenas marginalmente.

Aumentar a pensão mínima e melhorar as pensões baixas?

A principal medida prevista pelo governo seria finalmente implementar uma lei aprovada em 2003, segundo a qual a pensão mínima seria de 85% do salário mínimo? A medida poderia ser aplicada a todos os pensionistas. Mas seria com um atraso equivalente ao adiamento da idade da reforma para os recém-chegados. E isto só diz respeito aos empregados com uma carreira completa de contribuições.

As desigualdades nas pensões entre mulheres e homens continuam a ser consideráveis. De acordo com a COR, as pensões por direitos diretos [baseadas em contribuições próprias] são em média 37% mais baixas. A principal medida de "equidade e equidade" do governo nesta área seria não atrasar o direito à pensão completa, que afeta principalmente as mulheres, para mais de 67 anos.

A redução do nível das pensões está fora de questão?

O presidente brinca com as palavras. Como Henri Sterdyniak salienta, "O objetivo de um sistema de pensões deve ser assegurar que os ativos beneficiem de um nível de vida na reforma equivalente ao das pessoas em atividade profissional, a partir duma idade de reforma socialmente determinada, permitindo-lhes gozar de um período de boa saúde".

O sistema de pensões francês é um dos mais generosos do mundo, com uma idade de reforma de 62 anos, como regra geral, uma paridade no nível de vida entre ativos e reformados, uma redução da taxa de pobreza entre os reformados e uma redistribuição entre os salários altos e baixos.

Mas as várias reformas realizadas por diferentes governos estão a conduzir a uma deterioração gradual para os atuais e futuros pensionistas. A redução do poder de compra das pensões líquidas durante a reforma é significativa. Foi acentuada durante o primeiro mandato de cinco anos de Emmanuel Macron devido à subindexação das pensões e ao aumento da CSG [Contribuição Social Generalizada, um imposto sobre pensões de reforma e invalidez, subsídios de desemprego e lucros da empresa].

E para o futuro, no quadro atual, de acordo com os vários cenários COR, a pensão média aumentaria certamente mais do que os preços, mas o nível de vida relativo dos pensionistas voltaria gradualmente ao nível dos anos 80.

Por enquanto, isto é apenas uma média. Para toda uma parte da população, o sistema de pensões deixaria de cumprir a sua promessa. Isto é o que precisa de ser debatido. Mas Emmnanuel Macron, que quer impor uma nova e grave regressão, fará tudo para o enterrar.


Bernard Marx é economista e cronista na revista Regards. Texto escrito a 12 de dezembro de 2022 e publicado no Viento Sur. Traduzido por António José André para Esquerda.net.

Notas:

[1] Dois dias antes, Elisabeth Borne foi entrevistada extensamente pelo mesmo jornal.

[2] Estas explicações devem muito às notas e análises de Henri Sterdyniak, Michaël Zemmour e Eric Berr. Ver também o livro recentemente publicado por François Ruffin "Les Liens qui Libérant: Le temps d’apprendre à vivre. La bataille des retraites."

[3] COR, Informe Anual, setembro de 2022, página 9.

[4] Ver a análise de Romaric Godin e Dan Israel.

[5] Dominique Seux, em "France Inter", a 6 de dezembro, afirmou ter esclarecido a falsa notícia segundo a qual "ouvimos frequentemente que a maioria dos novos reformados, aqueles que chegam à reforma, estão na realidade desempregados". É um método triste de divulgar notícias falsas a fim de melhor as combater. Porque ninguém ou quase ninguém afirma que a maioria dos novos reformados está desempregada. O próprio editorialista dá o número de que 63% dos novos reformados estavam empregados quando se reformaram. Isto significa que 37% não o foram. E isso é o considerável e o que está errado. Além disso, a proporção varia obviamente de acordo com a categoria social, em detrimento dos trabalhadores e empregados e em detrimento das mulheres. "Factos, nada mais que factos", concluiu nesse dia. Uau!

[6] Cf. Henri Sterdyniak: “Recusar a degradação dos reformados, manter e desenvolver um sistema satisfatório”, página 16.


 

Termos relacionados Internacional
(...)