You are here

Parlamento chumba regulação do transporte de animais vivos

As propostas para regular e criar restrições ao transporte de gado vivo para exportação e abate foram chumbadas esta sexta-feira pelo PS, PSD, PCP e CDS. Maria Manuel Rola acusa aquelas bancadas de “conivência com as ilegalidades” das empresas exportadoras.
Este animal deu à costa na praia de Faro em novembro, poucos dias depois do embarque de um navio no porto de Sines com destino ao Médio Oriente. Foto PATAV/Facebook

As condições degradantes do transporte marítimo de animais vivos entre os portos portugueses e os do Médio Oriente têm sido alvo de campanhas de denúncia e sensibilização por parte de associações de defesa do bem-estar animal.

Na sequência de uma petição a pedir o fim desses maus tratos, o parlamento discutiu iniciativas do Bloco, PAN e Verdes para restringir o transporte de gado vivo para exportação e abate, regulando o transporte com medidas que garantam o bem-estar animal, como a presença de veterinários a bordo dos navios e mais inspetores da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária nos portos de embarque.

As medidas propostas através de projetos de lei pelo Bloco e o PAN mereceram a oposição das bancadas do PS, PSD, PCP e CDS, contando com os votos favoráveis dos Verdes. Na bancada socialista, doze deputados votaram a favor da proposta do Bloco e onze na do PAN.

Outros dois projetos de resolução, apresentados por PAN e Verdes, acabaram igualmente chumbados.

Para a deputada bloquista Maria Manuel Rola, “é inconcebível que todos os partidos pretendam manter as condições desumanas em que estes animais são transportados sem garantir o mínimo dos mínimos da saúde pública e do bem estar animal”.

“Já se percebeu que a garantia do negócio destes 6 exportadores é mantida com a conivência do Estado e sem qualquer vontade de interferir nas ilegalidades. Sabemos agora que essa mesma conivência reside nas bancadas do PS, PSD, CDS e PCP”, concluiu a deputada do Bloco.

 

Maria Manuel Rola: " É necessário garantir o bem- estar animal e a saúde pública"

Termos relacionados Política
(...)