You are here

Níveis de CO2 na atmosfera atingem máximo registado na história humana

O Observatório de Mauna Loa, que monitoriza os níveis de CO2 na atmosfera de forma contínua desde o ano de 1958, registou um novo recorde deste gás na atmosfera. O limite das 415 partes por milhão foi ultrapassado recentemente, apesar do decréscimo global das emissões devido à pandemia da covid-19.
Greve Climática em Braga. Foto de Paula Nunes

Desde o início da monitorização do nível de CO2 na atmosfera que não se atingia um valor tão elevado. No final de março, a estação de Mauna Loa, no Havai, registou pela primeira vez um valor superior a 415 partes por milhão (ppm) de CO2 na atmosfera, valor que tem vindo a subir paulatinamente todos os dias, tendo atingido neste domingo o valor de 417,23 ppm.

Este aumento de dióxido de carbono na atmosfera pode parecer contraditório com a paragem da maior parte da atividade industrial e do tráfego aéreo e terrestre, provocado pela pandemia da covid-19. A Agência Internacional de Energia prevê um decréscimo de 8% este ano.

No entanto, um estudo realizado por um grupo de cientistas, publicado na Carbon Brief, revela que apesar da redução das emissões de forma global, a média anual da concentração de CO2 na atmosfera vai continuar a aumentar. “Isto significa que apesar de as emissões globais serem mais pequenas, elas estão a continuar, apenas a uma taxa mais baixa. O CO2 adicional ainda se está acumular na atmosfera.”

Para explicar este fenómeno, os cientistas utilizam uma analogia semelhante ao encher de uma banheira através de uma torneira. “Se a torneira representar as emissões de CO2, e o nível da água representar as concentrações de CO2, enquanto fechamos ligeiramente a torneira, temporariamente, a água continua a fluir para a banheira e o nível continua a aumentar”. Os cientistas dizem que para abrandar as alterações climáticas é necessário “fechar completamente a torneira, de forma permanente”.

Concentração de CO2 na atmosfera aumentou 30% desde 1958

O Observatório de Mauna Loa está localizado na ilha de Havai, no vulcão Mauna Loa, a uma elevação de 3397 metros. Este observatório, localizado numa zona muito remota, e por isso privilegiada para a recolha deste tipo de dados, tem vindo a recolher informação sobre a atmosfera de forma contínua desde os anos 1950.

Esta recolha fornece dados para construção da chamada Curva de Keeling, que representa a acumulação de dióxido de carbono na atmosfera terrestre, tendo por base uma observação contínua deste parâmetro.  A observação desta curva forneceu a primeira evidência do rápido aumento dos níveis deste gás, o maior responsável pelo aumento da temperatura global, na atmosfera.

De acordo com a agência de notícias alemã Deutsche Welle, desde o início da recolha destes dados a concentração deste gás na atmosfera aumentou em 30%.

No período que antecedeu a Revolução Industrial do século XIX, e recuando até 800 mil anos atrás, os níveis de dióxido de carbono nunca excederam as 300 ppm. Os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingiram os 400 ppm, pela primeira vez na história humana, em 2013. Apesar de todos os compromissos globais de redução dos gases de efeito estufa, estes têm vindo a aumentar de forma vertiginosa. Exemplo disto é o facto de os últimos quatro anos terem sido os anos mais quentes desde que há registos.  

Termos relacionados Ambiente
(...)