You are here

Fidel Castro (1926-2016)

Fidel Castro morreu esta madrugada aos 90 anos, anunciou o Presidente cubano Raul Castro.
Fidel Castro morreu esta madrugada aos 90 anos
Fidel Castro morreu esta madrugada aos 90 anos

"O comandante-chefe da revolução cubana morreu esta noite às 22.29 h".

Foi desta forma que Presidente cubano Raúl Castro anunciou a morte de Fidel tendo terminado a sua intervenção com a histórica frase "Até à vitória, sempre".

O presidente cubano adiantou que o corpo de Fidel Castro será cremado, "atendendo à sua vontade expressa".

Fidel Castro nasceu a 13 de agosto de 1926, em Birán, uma pequena localidade situada no município cubano de Mayari, no seio de uma família de origens galegas.

Após um longo período como opositor do regime do ditador Fulgêncio Batista , Fidel Castro e o seu companheiro de luta Che Guevara chegaram a 1 de janeiro de 1959 a Havana para darem corpo à Revolução Cubana.

A 31 de julho de 2006, Fidel Castro afastou-se devido a problemas de saúde e delegou o poder em Raul Castro, que iniciou um processo de abertura e de reformas no país.

"Desejo só combater como um soldado das ideias. Continuarei a escrever (...). Será mais uma arma do arsenal com que se poderá contar", escreveu Fidel no dia em que deixou o poder.

Em 2009 a União Europeia levantou as sanções ao país.

Em abril, no VII Congresso do Partido Comunista de Cuba, fez o seu último discurso.

“Talvez esta seja a última vez que falo nesta sala. Em breve cumprirei 90 anos, não em resultado de nenhum esforço mas por capricho do destino. Sou como todos os demais: também chegará a minha hora”, afirmou na altura.

“A todos chegará a sua vez, mas as ideias dos comunistas cubanos permanecerão como prova de que neste planeta, se trabalharmos com fervor e dignidade, podemos produzir os bens materiais e culturais que os seres humanos precisam e devemos lutar incansavelmente para obtê-lo”, sublinhou o histórico dirigente cubano.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)