You are here

Marisa apresenta candidatura de Marielle, Claudilice e Raoni ao Prémio Sakharov

Sublinhando que “é urgente falar do Brasil”, a eurodeputada Marisa Matias apresentou, em nome do GUE/NGL, a candidatura de Marielle Franco, Claudelice Silva dos Santos e Raoni Metuktire ao Prémio da Liberdade de Pensamento do Parlamento Europeu.
Marisa apresenta candidatura de Marielle, Claudilice e Raoni ao Prémio Sakharov
Marisa apresenta candidatura de Marielle, Claudilice e Raoni ao Prémio Sakharov

O grupo do Parlamento Europeu GUE/NGL (Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde) decidiu apresentar a candidatura dos brasileiros Marielle Franco, Claudelice Silva dos Santos e Raoni Metuktire ao Prémio Sakharov.

Na apresentação, a eurodeputada bloquista salientou que esta “candidatura quer dar voz à liberdade de pensamento”, manifestando preocupação com a Amazónia e a violência política e denunciando que o “Estado de Direito está em causa no Brasil”. Apontou também que a candidatura é um dever com a justiça ambiental e social e que se trata de três pessoas “comprometidas com a justiça, a defesa do ambiente e as garantias que temos de dar às gerações futuras”.

Marielle Franco era vereadora do PSOL no Rio de Janeiro, quando foi assassinada em março de 2018. “Ficou conhecida pela defesa dos direitos humanos das pessoas negras, das mulheres, de favelados e faveladas, das pessoas LGBTI”, realça Marisa.

Claudelice Silva dos Santos é uma destacada defensora dos direitos humanos e do ambiente, que promove a realização, em outubro no Brasil, uma conferência internacional sobre os defensores da floresta, que “procurará debater como manter vivos os defensores da Amazónia”.

O chefe Raoni Metuktire é “uma figura emblemática da luta contra a deflorestação da Amazónia”, que com quase 90 anos, “dedicou a sua vida às lutas pelos direitos indígenas e à preservação da Amazónia”. É um dos nomeados para o Prémio Nobel da Paz.

Segundo o parlamento europeu (ver aqui), as candidaturas de Marielle Franco, Claudelice Silva dos Santos e Raoni Metuktire são também propostas pelo grupo S&D (socialistas e democratas). A candidatura de Marielle Franco é ainda apoiada pelo grupo dos Verdes (grupo dos Verdes / Aliança Livre Europeia).

 

Termos relacionados Internacional
(...)