You are here

Governo francês devolve quatro peças roubadas pelos nazis

As quatro obras foram saqueadas pelos nazis durante a ocupação alemã em França na Segunda Guerra Mundial e agora são devolvidas aos herdeiros no âmbito de um programa estatal.
Museu do Louvre - Foto de simo0082 | Flickr

O Governo francês informou esta quarta-feira que vai devolver quatro peças de arte roubadas pelos nazis durante a ocupação em França na Segunda Guerra Mundial. De acordo com a agência Lusa, as peças serão entregues aos herdeiros do empresário egípcio judeu Moïse Levi de Benzion.

Dos quatro quadros, três estavam conservados em Paris, no Museu do Louvre, e o outro no Museu Orsay. Todos datam do século XIX e a autoria das pinturas corresponde a Georges Michel, Paul Delaroche, Auguste Hesse e Jules-Jacques Veyrassat.

Esta decisão está enquadrada no programa Museus Nacionais de Recuperação (MNR), que tem como objetivo devolver aos seus proprietários os milhares de obras roubadas pelo regime nazi.

De acordo com o Ministério da Cultura francês, as investigações realizadas comprovam que estas peças pertenciam a Levi de Benzion (1873, Alexandria, Egito - 1943, Roche-Canillac, França).

O colecionador teria comprado essas obras em 1920, tendo sido roubadas do seu palácio de la Folie, em Draveil, pela organização nazi de bens culturais Einsatzstab Reichsleiter Rosenberg (ERR).

Cerca de 60 mil peças e objetos já foram devolvidas à França desde o fim da Segunda Guerra Mundial, dos quais perto de 45 mil foram entregues aos seus proprietários antes de 1950. Desde 2016 que o programa MRN devolveu 54 obras de arte aos seus legítimos donos.

 

Termos relacionados Internacional
(...)