Eurest despede 122 trabalhadores enquanto contrata precários

Segundo o portal de denúncias de abusos laborais despedimentos.pt, a empresa de serviços de restauração avança para o despedimento coletivo depois de ter recorrido aos apoios públicos do “lay off simplificado”.
Eurest. Foto do despedimentos.pt.

O portal despedimentos.pt informa que a administração da Eurest, empresa que presta serviços na área da restauração, fortemente implantada no negócio da exploração de equipamentos como cantinas, refeitórios, bares ou áreas de serviço, terá comunicado a “decisão de avançar para o despedimento coletivo de 122 trabalhadores”.

Segundo o despedimentos.pt, “a decisão é justificada com os efeitos da crise sanitária e com o facto de terem terminado vários contratos de concessão”. A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) opõe-se à decisão, defendendo que “não há nenhum motivo para a empresa recorrer ao despedimento coletivo”. A empresa continua a ter falta de trabalhadores em várias unidades e, em vez de despedir, poderia transferir estes funcionários os locais onde há falta de pessoal. A estrutura sindical denuncia ainda que empresa está a recrutar trabalhadores através de empresas de trabalho temporário para suprir necessidades em cantinas escolares e outros equipamentos.

A FESAHT alerta para o facto da empresa avançar para o despedimento coletivo depois de ter recorrido ao “lay-off simplificado”, ou seja, despede depois de ter beneficiado dos apoios públicos para a manutenção dos postos de trabalho. Os sindicatos já anunciaram que vão fazer tudo para travar este despedimento coletivo, estando agendada uma greve nacional e uma concentração de protesto em frente à sede da empresa para o dia 5 de novembro.

A Eurest dedica-se ao negócio da restauração coletiva e integra o grupo inglês Compass, multinacional do setor. A empresa opera em Portugal desde 1974, tendo atualmente cerca de 3 mil trabalhadores e um volume de negócios anual superior a 100 milhões de euros.

Termos relacionados Sociedade