Covid-19: Desemprego atinge três vezes mais as mulheres

60% da população está a sofrer redução de rendimentos por perda de emprego ou diminuição do trabalho, indica o inquérito online feito pela DECO.
mulher máscara covid-19
Foto de Olgierd Rudak/Flickr

De acordo com a DECO, a vaga de desemprego causada pela crise relacionada com a pandemia de Covid-19 terá atingido três vezes mais mulheres do que homens, com 13% e 4% respetivamente.

O inquérito publicado por esta associação de defesa do consumidor, revela que quase 60% da população ativa está a sofrer redução de rendimentos devido à perda de emprego ou à diminuição do trabalho como resultado da pandemia por Covid-19.

Este inquérito indica também que “uma em cada 10 famílias viu, pelo menos, um dos elementos perder o trabalho”, enquanto 4% dos agregados familiares têm ambos os membros do casal sem atividade profissional.

O estudo mostra ainda que 9% dos trabalhadores perderam o emprego, 30% estão temporariamente inativos (por exemplo, em ‘lay-off’), enquanto 19% viram o seu horário reduzir-se, 35% estão a trabalhar o mesmo número de horas e 7% estão a trabalhar mais horas.

Dos que continuam a trabalhar, metade continua a deslocar-se para o seu local de trabalho, 30% fazem-no exclusivamente em teletrabalho, e os restantes fazem-no parcialmente nestas condições, em empresas que, por exemplo, se organizaram com equipas rotativas em teletrabalho. Dos inquiridos que se encontram em situação de teletrabalho, 38% indicam que a sua concentração diminuiu e 37% consideram-se menos eficientes, com a situação a piorar nos casos em que há crianças e jovens em casa.

O inquérito da Deco foi realizado entre 17 e 20 de abril através de um questionário ‘online’, tendo a associação recebido 1.008 respostas e segue-se a um outro, publicado em meados de março, que concluía que o prejuízo total das famílias já rondava naquela altura os 1,4 mil milhões de euros.

Termos relacionados Covid-19, Política