Centro Hospitalar de Lisboa Central despede enfermeira com doença degenerativa

Depois de ter despedido uma enfermeira grávida, Centro Hospitalar volta a despedir. Sindicato acusa a administração de “atos discriminatórios e desumanos”, condena a precariedade e convoca concentração de protesto para a próxima sexta-feira, 13 de novembro.
Hospital de S. José do CHULC, foto de informacoeseservicos.lisboa.pt

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) denuncia que o Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC), depois de ter despedido uma enfermeira grávida, despede uma jovem enfermeira a quem foi diagnosticada uma doença degenerativa.

Segundo o SEP, nos dois casos trata-se de enfermeiras com vínculo precário, a quem foi prometido um contrato efetivo, mas que são despedidas, aproveitando o facto de serem precárias, apesar de haver falta destas profissionais de saúde e de se estar num período difícil no combate à pandemia de covid-19. Os dois casos exemplificam “uma realidade laboral que viola a Constituição da República Portuguesa, que promove a precariedade e que acaba por discriminar trabalhadores, em particular jovens e mulheres”, sublinha o comunicado.

O sindicato considera também que se trata de “atos discriminatórios e desumanos” do conselho de administração do CHULC, cujos profissionais “tão bem têm dignificado o SNS”, denunciam o tratamento hipócrita que conselho de administração, Governo e Ministério dão aos ‘heróis’ enfermeiros.

Sublinha ainda que estes/as profissionais enfrentam a pandemia e “sempre enfrentaram condições de trabalho adversas, com exposição a agentes químicos, biológicos e físicos, ritmos elevados de trabalho e horários de trabalho desregulados”.

Para protestar contra a precariedade, contra o tratamento desumano e exigir vínculo para os enfermeiros e as enfermeiras do CHULC, “dada a sua necessidade permanente”, o SEP convoca uma concentração para a próxima sexta-feira, 13 de novembro, pelas 11 horas no Hospital de S. José.

Termos relacionados Sociedade