You are here

Bloco quer que Governo seja rápido nos apoios à economia

“Sabemos a que horas começa o recolher obrigatório, mas não sabemos quando chegarão os apoios para a restauração, para o comércio e para a cultura”, afirmou esta segunda-feira Pedro Filipe Soares.
Pedro Filipe Soares - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)
Pedro Filipe Soares - Foto de Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

Em declarações à agência Lusa, o líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Pedro Filipe Soares, falou sobre as medidas do estado de emergência, salientando que as que mereceram “mais opinião popular e mais reflexão foram de facto as limitações de circulação em espaços e em vias públicas quer à noite quer o período de fim de semana”.

“Essas são medidas que poderão ter alguma eficácia limitada e que não se substituem necessariamente à sensibilização para comportamentos individuais que têm de ser preventivos e acima de tudo não podem ser substitutos para o investimento necessário no SNS e a mobilização de meios privados, também eles se forem necessários, para um correto planeamento da resposta à pandemia”, defendeu.

Atrasos nas medidas de apoio à economia

O líder parlamentar bloquista apontou que “a execução das medidas de limitação de direitos tarda em ser acompanhada pelas necessárias medidas de apoio à economia”.

“Nós sabemos a que horas começa o recolher obrigatório, mas não sabemos quando chegarão os apoios para a restauração, para o comércio e para a cultura, setores da economia que serão tão afetados por estas medidas que têm restrições à mobilidade das pessoas”, criticou, lembrando igualmente que o pagamento de baixas de isolamento profilático ou de apoios sociais para quem perdeu rendimento com a crise também têm sofrido atrasos.

“O que é urgente é que o Governo torne real e coloque no terreno os apoios que já anunciou, mas que têm tardado a chegar quer às pessoas quer à economia”, sublinhou.

Pedro Filipe Soares considerou ainda que não se compreende os atrasos: “se o Governo responde no que toca à limitação de direitos, e essa limitação de direitos tem efeitos na vida das pessoas e na economia, deve ser também rápido e célere a responder aos efeitos da pandemia na vida das pessoas e na economia, particularmente materializando os apoios que tem anunciado, mas que tem tardado a colocar no terreno”.

“Nós entendemos que esses apoios [para as novas medidas] devem existir e o Governo de certa forma já abriu a porta também para a sua existência, mas não podem acontecer os atrasos que aconteceram no passado”, insistiu.

“As medidas que afetam o funcionar da economia têm de ter uma repercussão da parte do Governo e por isso têm de ser acompanhadas de medidas de apoio às empresas e às pessoas”, reafirmou o líder parlamentar bloquista, acrescentando que “acima de tudo devem sê-lo rapidamente, celeremente porque de outra forma elas estarão votadas ao insucesso e deixando muita gente para trás”.

Bloco não faltará às soluções

Pedro Filipe Soares reafirmou ainda que “para a resposta à pandemia, para a resposta à crise económica e social que a pandemia também está a trazer, o Bloco de Esquerda não faltará às soluções". Mas avisou que nesta fase da crise pandémica "não podemos esperar em demasia, porque o tempo aqui é fundamental”.

Termos relacionados Política
(...)