You are here
Bloco denuncia "aumento exponencial" do preço da água no Interior Norte

Numa pergunta ao governo, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questiona o Ministério do Ambiente e da Ação Climática se tem conhecimento do aumento do preço da água nos concelhos dos distritos de Vila Real e Bragança (Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real) e se tenciona implementar medidas “para garantir que os valores cobrados aos moradores destes concelhos correspondem a serviços públicos efetivamente prestados e são social e territorialmente justos”.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Ministro do Ambiente e da Ação Climática relativamente ao aumento...
Publicado por Bloco de Esquerda Vila Real em Terça-feira, 14 de julho de 2020
De acordo com o Bloco, só o concelho de Vila Real é que não se viu envolvido no aumento do valor da água e no caso do município de Freixo de Espada à Cinta “os munícipes foram surpreendidos por valores exorbitantes, relatando aumentos de preço entre 50% a 200%, havendo situações em que o preço é hoje 10 vezes superior ao que era antes da concessão”. Neste concelho decorre uma petição online contra o aumento com mais de 1600 assinaturas.
Em Torre de Moncorvo, “o Movimento de Moncorvenses solicita que a adesão do município a esta empresa seja referendada” depois das denúncias do aumento “para o dobro ou o triplo”.
A empresa Águas do Interior Norte (ADIN) foi criada em 2019 e gere os sistemas de água e saneamento de 105 mil pessoas.
Os bloquistas lembram a luta da população nos concelhos do Pinhal Interior, nomeadamente no município de Penacova onde “acabaram por revogar a delegação de competências, retomando a gestão direta. Tal como naquela altura, voltamos a entender que a revolta das populações em consequência dos aumentos de tarifa de um bem essencial, que representa um direito humano, é já um retrocesso na universalidade de acesso e uma opção que coloca em causa vários acordos internacionais assinados no sentido da garantia universal do direito à água”.
Add new comment