You are here

Ataque de drone que matou sete crianças em Cabul ficará impune

Autoridades norte-americanas começaram por alegar que tinha sido uma ação para prevenir uma ameaça iminente. Depois de o New York Times ter apresentado provas que desmentiam esta versão, os EUA assumiram o erro. Ainda assim, o Governo anuncia agora que não haverá nenhuma ação disciplinar.
Drone MQ-9 Reaper em missão no Afeganistão, ao serviço das forças dos EUA – Foto wikipedia

De acordo com a informação divulgada pelo Pentágono esta segunda-feira, nenhum oficial ou militar dos EUA enfrentará qualquer ação disciplinar por causa do ataque aéreo de drones em Cabul, Afeganistão, que, em agosto, matou 10 civis afegãos, incluindo sete crianças.

O porta-voz John Kirby, citado pelo The Guardian, classificou o ataque como "uma falha no processo" e não negligência ou má conduta, e explicou que o secretário de Defesa Lloyd Austin recebeu um relatório do chefe do Comando Central e do chefe do Comando de Operações Especiais sobre o ataque que não inclui qualquer recomendação de responsabilização dos seus autores e mandantes.

“O que vimos aqui foi uma falha no processo, na execução e nos eventos processuais, não o resultado de negligência, não o resultado de má conduta, não o resultado de liderança inadequada”, frisou Kirby.

A 29 de agosto, os EUA anunciaram ter realizado um ataque com um drone em Cabul contra o que classificaram como ameaça iminente. Já em setembro, após o New York Times ter apresentado provas que desmentiam esta versão, os EUA assumiram o erro.

O alvo principal do ataque era Zemari Ahmadi, de 43 anos, trabalhador de uma organização de auxílio humanitário, a californiana Nutrition and Education International, que tem como objetivo combater a mal-nutrição. O Pentágono alegou que Ahmadi seria um “facilitador” do Estado Islâmico” e que o seu automóvel estaria carregado com explosivos. No entanto, veio a provar-se que os movimentos do afegão que foram considerados suspeitos se enquadravam todos na sua atividade rotineira de distribuição de alimentos e de transportar colegas de casa para o trabalho. Os alegados explosivos seriam afinal recipientes de água que ele levara para casa para distribuir no seu bairro.

Termos relacionados Internacional
(...)