Palestina desafia EUA e pede reconhecimento na ONU

"Este é o momento da verdade e o meu povo está à espera de ouvir a resposta do mundo", declarou Abbas no discurso na Assembleia Geral da ONU. EUA anunciaram veto, mas a Palestina viu aceita a sua adesão à Unesco, uma decisão considerada “verdadeiramente histórica".
"Este é o momento da verdade e o meu povo está à espera de ouvir a resposta do mundo", declarou Abbas.

No dia 23 de setembro, num discurso na Assembleia Geral, o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmoud Abbas, perguntou aos países representados se vão continuar a permitir a única ocupação no mundo. "Este é o momento da verdade e o meu povo está à espera de ouvir a resposta do mundo", declarou Abbas no discurso na Assembleia Geral da ONU. Abbas entregou o pedido de reconhecimento da Palestina como membro de pleno direito da ONU, com as fronteiras de 1967 e Jerusalém oriental como capital. "Numa altura em que o povo árabe afirma a sua busca pela democracia – a primavera árabe – chegou a altura da primavera palestina, a altura da independência", acrescentou Abbas.

Mas o presidente norte-americano Barack Obama já deixara claro que usaria o veto ao reconhecimento do Estado palestino no Conselho de Segurança, o que invalidará a decisão.

Para ser aprovado, o reconhecimento de um novo Estado precisa da aprovação de dois terços da Assembleia Geral da ONU e a aprovação também do Conselho de Segurança, onde os EUA têm direito de veto.

Até meados de setembro, 126 (65.4%) dos193 estados membros das Nações Unidas tinham reconhecido o Estado da Palestina. A população destes estados era de mais de 5.200 milhões de habitantes, totalizando cerca de 75% da população mundial. Em 26 de setembro, o Conselho de Segurança começou as analisar a questão, sem que fosse tomada uma decisão final até o fim do ano.

Diante da previsível não aceitação do reconhecimento do Estado palestiniano, Riyad Mansour, representante da Palestina nas Nações Unidas, disse que a Palestina iria continuar a tentar. “Não somos o primeiro nem seremos o último país a não conseguir na primeira tentativa”, disse. “Se não conseguirmos os votos necessários para o Conselho recomendar a admissão do Estado palestiniano à ONU”, a Palestina voltará a tentar porque “é o seu destino”, acrescentou.

Aprovada adesão da Palestina à Unesco

No dia 31 de outubro, porém, a Palestina teve uma importante vitória, ao ser aceita a sua adesão à Unesco, uma decisão considerada “verdadeiramente histórica", por Mahmoud Abbas.

"Esperamos que este seja um bom auspício para a Palestina se tornar membro de outras organizações", disse Abbas.

A votação para a integração da Palestina levou os EUA a tomar a decisão de cortar os fundos para a agência. Esta interrupção de fundos obrigou à redução de programas de alfabetização e desenvolvimento em países como o Iraque, o Afeganistão ou o recém-criado Sudão do Sul.

“Castigar a Unesco economicamente, devido a esse ato inofensivo e legal dos palestinianos, excede toda compreensão”, afirmou Riyad Mansour, representante da Palestina nas Nações Unidas, acrescentando esperar que Washington reverta a decisão de alguma forma. “Desejamos ser admitidos e contar com a recomendação do Conselho de Segurança”, afirmou.

Após a votação da Unesco, Israel decidiu reter milhões de dólares de impostos para a Autoridade Nacional Palestina (ANP), criada no contexto dos acordos de Oslo, assinados em 1993 entre a Organização para a Libertação da Palestina e Israel.

No dia 11 de setembro, a Unesco anunciou a suspensão da execução dos programas previstos até ao fim do ano.

Resto dossier

O Mundo em 2011

O ano de 2011 vai ser lembrado pela Primavera Árabe, pelo surgimento dos grandes movimentos sociais, pela crise do euro ou pelo terramoto, tsunami e crise nuclear de Fukushima? Certamente por todos estes eventos, que relembramos neste balanço internacional do ano, e muitos outros mais. Dossier coordenado por Luis Leiria.

Tunísia dá início à Primavera Árabe

No poder desde 1987, o presidente Ben Ali foi derrubado pela mobilização do povo tunisino e fugiu do país a 14 de janeiro. Foi o primeiro episódio da revolta que se espalhou pelo mundo árabe.

Mubarak, o segundo ditador a ser varrido pelo levante árabe

No poder há quase 30 anos, o presidente egípcio não conseguiu sobreviver a 17 dias de manifestações de milhões. Mas o combate para desalojar os militares continua a ser um eixo fundamental de luta.

Assange luta contra a extradição para a Suécia e Wikileaks luta pela sobrevivência

Fundador da organização acumulou derrotas na Justiça britânica contra a sua extradição para a Suécia, para ser interrogado pela acusação de crimes de natureza sexual.Mas a Wikileaks, apesar das dificuldades, manteve-se viva.

Subida de preços dos alimentos ameaça milhões

O alerta chegou em fevereiro: a FAO, Agência da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação, advertiu que os preços dos alimentos atingiram em janeiro o nível mais alto desde 1990, para um conjunto de produtos básicos, ameaçando desencadear uma nova crise alimentar, como a registada em 2007 e 2008.

Fukushima: o inferno que não termina

Uma solução definitiva para a crise nuclear, que não se restringe apenas aos reatores da central, levará algumas décadas. A maioria de nós não estará, provavelmente, presente no dia em que isso ocorrer.

Extrema-direita em ascensão

Partidos racistas e xenófobos crescem eleitoralmente em muitos países e já causam preocupação na Europa.

Islândia disse pela 2ª vez "não" ao pagamento da dívida da banca

As ameaças foram muitas, a chantagem foi brutal. Mas não atemorizou os islandeses, que rejeitaram mais uma vez em referendo que o Estado pagasse a dívida de cerca de quatro mil milhões de euros à Holanda e ao Reino Unido.

Morte de Bin Laden

Depois de 10 anos de buscas infrutíferas, os EUA conseguiram localizar e matar o líder da Al-Qaeda. Apesar de estar desarmado e não ter tentado resistir, Bin Laden foi morto imediatamente. Segundo Noam Chomsky, “a operação foi um assassinato planeado, violando as normas elementares do direito internacional.”

Movimento 15-M, os 'Indignados' de Espanha

Em 15 de maio, realizaram-se manifestações em 58 cidades espanholas, marcando o nascimento do 15-M. Trata-se, diz Manuel Castells, de uma nova política para sair da crise a caminho de um novo modo de vida construído coletivamente.

'News of the World' encerra devido a escândalo de escutas telefónicas

O grupo mediático de Rupert Murdoch conseguiu durante anos espiar ilegalmente a vida de muita gente em Inglaterra. E com ligações próximas ao primeiro-ministro David Cameron, que teve um dos implicados no escândalo como diretor de comunicação do governo.

O Mundo em 2011: O fim da era dos vaivéns espaciais

O Atlantis aterrou pela última vez a 21 de julho e foi para o museu. O seu substituto não voará tão cedo. Os cortes orçamentais norte-americanos e europeus mostram a decadência da antes chamada “aventura no espaço”.

Palestina desafia EUA e pede reconhecimento na ONU

Ocupa Wall Street planeia mobilizações para 2012

No dia 17 de setembro, nascia o movimento “Ocupa Wall Street”. Nasceu em Nova York e espalhou-se para centenas de cidades nos EUA e no mundo. Adotou o slogan “Somos os 99%” e recebeu apoios variados de sindicatos, intelectuais, celebridades, e ateo presidente Obama se referiu positivamente a ele. Mas depois começou a ser reprimido. Agora, faz planos para 2012. Reportagem de Carlos Alberto Jr., direto de Washington, especial para a Carta Maior.

ETA anuncia o fim da luta armada

Anúncio oficial pôs fim a 43 anos de conflito armado. Coligação da esquerda nacionalista, nas eleições de novembro, teve resultado histórico.

Líbia: intervenção da Nato quis acabar com as revoltas árabes

Bombardeamentos casaram milhares de vítimas e procuraram garantir que o regime pós-Khadafi não saía fora do controlo dos EUA.

Clima: Durban adiou o urgente

A 17.ª Conferência do Clima da ONU, que terminou a 11 de dezembro, determinou que os países continuem a dormir até 2020. Enquanto isso, aumentam as catástrofes naturais agravadas pelo aquecimento global. Quando um eventual novo acordo, ainda por definir, entrar em vigor, metade do planeta já poderá estar inabitável.

"A Europa e o euro caminham para o suicídio"

2011 foi o ano da crise do euro, que ameaça prolongar-se numa agonia em 2012. Na opinião do Prémio Nobel de Economia de 2001, Joseph Stiglitz, em entrevista ao jornal Página/12, a conceção geral da União Europeia foi errada.

China: a revolução silenciosa

Não é raro que acontecimentos importantes nas nossas vidas ocorram sob os nossos narizes e sejamos os últimos a percebê-los. Esse parece ser o caso da nova revolução chinesa. Uma revolução silenciosa, que está a ocorrer diante dos nossos olhos e ninguém parece se dar conta.