Está aqui

Novo Regulamento para o Alojamento Local

Apesar de não ser a proposta do Bloco de Esquerda, provámos mais uma vez que é possível chegar a acordo para garantir um Regulamento de Alojamento Local estabilizado e uma ferramenta indispensável para combater a grave crise na habitação que se vive em Lisboa. Por Ana Júlia Filipe. 
prédio
Foto de Paulete Matos.

É incontestável o impacto do alojamento local (AL) na cidade de Lisboa. Tendo sido uma forma de as famílias responderem à quebra de rendimento durante o período da intervenção da Troika em Portugal, tornou-se num setor a desbravar por aqueles que acumulam várias habitações em arrendamento turístico. Lisboa enfrenta uma grave crise habitacional, não só mas também resultado deste fenómeno.

A Câmara Municipal de Lisboa foi a primeira a tomar medidas após a publicação da lei que veio conferir esta competência aos municípios, conforme o princípio estabelecido no acordo de governação da cidade entre o Partido Socialista e o Bloco de Esquerda. A CML realizou um estudo sobre o impacto do turismo e partindo deste estudo definiu zonas da cidade e aprovou num primeiro momento, a suspensão de novos registos de AL nas zonas em que mais de 25% das casas existentes estão entregues ao alojamento local: Bairro Alto, Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria, e posteriormente na zona da Graça e Colina de Santana.Foram também colocadas sobre monitorização as zonas: Baixa, Avenida da Liberdade, Avenida Almirante Reis, Ajuda, Lapa/Estrela. Esta monitorização não significou aplicação de qualquer medida e por exemplo a zona da Baixa já atingiu os 29% sem ser aplicada a suspensão.

O Bloco de Esquerda neste primeiro momento votou favoravelmente esta suspensão por representar um grande avanço, e assinalou que a medida não era suficiente e que deveria abranger mais zonas. Defendemos que o próprio método de delimitação das zonas deveria ser revisto, e que o rácio considerado, de 25%, seria demasiado elevado. Ainda assim, o Partido Socialista tardou em agir.

A título de exemplo, tomamos a cidade de Barcelona que tomou medidas no início de 2017 para interditar o aumento do número de registos na cidade. Podemos afirmar que Lisboa, tendo em conta os 19.610 AL, à data de 1 de Janeiro de 2019, ultrapassava Barcelona, em números absolutos. Apesar da contestação pelo Partido Socialista dos números avassaladores da realidade existente, é evidente para todos os impactos desta realidade na cidade de Lisboa. Tendo em conta que o equivalente a 20.000 casas estavam já entregues ao turismo era imperativo que medidas concretas fossem tomadas, sobretudo no sentido de dispersar o alojamento local existente pela cidade.

O Bloco de Esquerda propôs na CML que a suspensão de registos de AL fosse alargada, com efeito imediato, às zonas do centro mais sobrecarregadas de AL, ou seja, zonas da Baixa/Av. Liberdade/Av. Almirante Reis (29%). O Partido Socialista recusou esta Proposta.

Ainda antes da aprovação do Regulamento Municipal do Alojamento Local, à semelhança da medida aplicada em Barcelona, o Bloco apresentou a sua proposta para a regulação do alojamento local em Lisboa. O Partido socialista voltou a recusar.

A proposta de princípio do Bloco é clara e passa por cinco pontos fundamentais:

  1. interdição do aumento do número total de registos de alojamento local na cidade;
  2. suspensão imediata de registos nas zonas do centro mais sobrecarregadas;
  3. interdição de atribuição de novos registos nas zonas em que mais de 10% das casas existentes estejam entregues ao turismo;
  4. concessão de um registo numa zona não interdita só quando encerrar um registo na zona interdita;
  5. constituição de um gabinete imparcial de fiscalização do setor.

 
Ainda assim, o estabelecido no acordo entre Bloco de Esquerda e o Partido Socialista garantiu um período de avanços importantes na regulação do alojamento local (AL), que resultou na suspensão de licenças de novos estabelecimentos em várias zonas da cidade (as que atingiram os 20% de AL): Bairro Alto, Bairro da Madragoa, Castelo, Alfama, Mouraria, Colina de Santana e Graça. Protegemos a habitação e fizemos bem.
 
O Partido Socialista apresentou a sua proposta final de regulamento na Câmara Municipal de Lisboa, que ficava aquém do que a cidade precisa. Primeiro, porque não respondia à falta de fiscalização deste setor nos últimos anos. Segundo, porque as áreas de suspensão do AL que o PS propunha ficariam longe do necessário para Lisboa, ao excecionar qualquer tipo de regulação na zona da Baixa, Almirante Reis, Avenida da República e Avenida da Liberdade - neste momento com 32% de AL - por considerar que estas zonas se resumem a um uso terciário. O Bloco tornou pública a sua intenção de não viabilizar este regulamento caso a proposta não sofresse alterações, sugerindo novamente termos para uma nova proposta.
 
Depois de um longo processo, o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista negociaram uma solução que permitiu por um lado, dar continuidade à regulação existente, que estaria em risco caso este regulamento não fosse aprovado, deixando o alojamento local liberalizado a partir de 18 de novembro de 2019 e por outro lado, permitiu avançar mais na regulação do AL introduzindo novas zonas restritas. Assim sendo, para que fosse possível viabilizar uma nova proposta, o Bloco de Esquerda propôs ao Partido Socialista que garantisse estas duas condições:
 
1.    Um instrumento de fiscalização e resposta rápida aos problemas associados a estes estabelecimentos. A anterior versão do regulamento não previa nenhum gabinete ou equipa, que coloque em prática as medidas propostas, e que proteja os munícipes, titulares de licenças e hóspedes de problemas de ruído, higiene ou licenciamentos. Estas questões não podem entrar como um processo normal na CML, cujo tempo de resposta inviabilizaria qualquer resolução atempada;
 
2. O alargamento das zonas condicionadas a novas licenças de AL à Baixa, Avenida da Liberdade, Avenida Almirante Reis, Avenida da República, até agora integradas numa zona de exceção por ser consideradamente “marcadamente terciária”.

Apesar de não ser a proposta do Bloco de Esquerda, provámos mais uma vez que é possível chegar a acordo para garantir, neste caso, que tenhamos um Regulamento de Alojamento Local estabilizado e uma ferramenta indispensável para combater a grave crise na habitação que se vive em Lisboa.

Esta é uma oportunidade de fazer avançar a regulação do AL em Lisboa, mas o trabalho não está concluído. É essencial garantir que a fiscalização e a capacidade de resposta dos serviços municipais é rápida, adequada e que está à altura deste desafio. Temos de garantir que é feito um levantamento dos estabelecimentos ilegais, que não cumprem as normas estabelecidas. Temos de manter uma monitorização da evolução deste fenómeno e agir preventivamente para garantir que nenhuma zona da cidade volte a enfrentar uma escassez severa de habitação de longa duração, que seja resumida a um bairro museu para turistas e temos que garantir, que a oferta hoteleira na cidade de Lisboa é equilibrada à realidade local de cada bairro, com acessos apropriados e uma presença sustentável no território.

(...)

Neste dossier:

Lisboa: o que mudou com o Bloco na vereação

O acordo pós-eleitoral com o PS na Câmara de Lisboa permitiu ao Bloco ter pela primeira vez responsabilidades executivas na gestão da capital nas áreas da Educação e Direitos Sociais. O que foi feito e o que mudou na primeira metade deste mandato? Dossier organizado por Luís Branco e Rodrigo Rivera.

Políticas de saúde: Câmara e SNS já não estão de costas voltadas

Quando o Bloco chegou à CML deparou-se de imediato com um Plano de Saúde que havia sido feito pelas duas vereações antecedentes, durante 5 anos, mas que não estava aprovado nem em implementação. Por Nuno Veludo.

pré-escolar

Pré-escolar, dois anos de mandato

A escola pública precisa de todos. Porque é com todos que garante aquilo que colégio algum conseguirá: ser um pilar de uma sociedade coesa, inclusiva, em que as oportunidades não dependem única e exclusivamente de coisas fortuitas como a família em que se nasceu ou caraterísticas fisiológicas ou neurológicas. Por Rita Gorgulho e Mariana Avelãs.

autocarro da Carris

Mais transportes públicos e mais ambiente para melhorar a cidade

Uma cidade para ter futuro não pode desprezar a emergência climática em que vivemos. O sistema de transportes é determinante na qualidade de vida e ambiente de uma cidade. Lisboa tem de ser verde nas ações. Por Nuno Veludo e Ricardo Moreira.

A luta pela habitação em Lisboa

Na Câmara de Lisboa e na rua, o Bloco continuará a lutar para que sejam aplicados os vários instrumentos que a lei já consagra para garantir o direito à habitação como um pilar do direito à cidade e da dignidade. Por Fábio Salgado e Ana Júlia Filipe.

 

prédio

Novo Regulamento para o Alojamento Local

Apesar de não ser a proposta do Bloco de Esquerda, provámos mais uma vez que é possível chegar a acordo para garantir um Regulamento de Alojamento Local estabilizado e uma ferramenta indispensável para combater a grave crise na habitação que se vive em Lisboa. Por Ana Júlia Filipe.

Cartaz manuais escolares gratuitos

Manuais escolares gratuitos: mais um passo para a escola inclusiva

O acordo do Bloco com o PS na Câmara Municipal de Lisboa previu a atribuição de manuais escolares gratuitos aos alunos da capital. Esta medida abriu caminho para o alargamento a nível nacional, estendendo-se até ao 12.º ano e a todos os tipos de ensino: vocacional, artístico e profissional. Por Filipa Gonçalves e Ricardo Moreira.

 

Vegi

9 medidas para mudar a forma como as crianças comem nas escolas de Lisboa

Queremos dar a garantia às famílias lisboetas que as refeições da escola pública são as melhores refeições que os filhos podem ter. Por Ricardo Moreira e Rodrigo Rivera.

 

de mão dada

Construir políticas LGBTI coletivamente

Empenhamo-nos para que, a nível local, sejam criadas condições para garantir os direitos LGBTI mas também para desenvolvê-los. Por Ricardo Fuertes.

escadas rolantes

Direitos das pessoas migrantes e refugiadas - do papel à prática

Este ano será construído um novo Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados,  com a participação das pessoas que já acolhemos e das associações que connosco trabalham, que nos permita dizer com franqueza que a integração é real. Por Joana Teixeira.

811 dias de resposta a quem vive na rua

Lisboa apresenta nesta área trabalho local, um percurso nacional e internacional onde a cidade já constitui um reconhecido modelo de boas práticas. Por Teresa Bispo.

banco de jardim

Cumprir os direitos sociais para um envelhecimento com dignidade

O apoio à população idosa de Lisboa é dificultado pela divisão de responsabilidades por várias instituições com agendas e ideologias próprias. A falta de recursos humanos e as burocracias tornam tudo mais lento. Mas muita coisa começou a mudar nos últimos dois anos. Por Nuno Veludo.

unidade móvel de consumo vigiado

Drogas: desbloquear avanços esperados nos últimos 20 anos

A implementação da primeira Sala de Consumo Assistido contou com o apoio de moradores, das associações locais, das Juntas de Freguesia e das forças de segurança. Esta implementação tranquila e participada foi já valorizada como boa prática pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Por Ricardo Fuertes.

 

Manuel Grilo

“Investimento em habitação pública é a única forma de sair da crise em que Lisboa se encontra”

Nesta entrevista, o vereador bloquista Manuel Grilo faz o balanço do trabalho feito na primeira metade do mandato e fala das tensões com o PS no executivo, do plano para as novas creches que "está há mais de um ano na gaveta de Fernando Medina" e da sua apreensão com a falta de preparação dos socialistas quanto à transição de competências do Estado para a autarquia lisboeta nas escolas do 2º, 3º ciclo e secundário.