Está aqui

Gaza: “Quem quereria viver num sítio como este?”

As condições sanitárias estão a deteriorar-se rapidamente e se o problema não for resolvido esta situação poderá ter um grande impacto na saúde do povo da Faixa de Gaza. Por PCHR/Narratives
Sob o sol quente, libertam gases venenosos os quais causam doenças da pele e asma. As crianças são especialmente suscetíveis a estes efeitos. Foto de gloucester2gaza

Desde que Israel apertou o cerco à Faixa de Gaza em 2007, restringindo severamente as importações de combustível e de materiais de construção, a reparação e manutenção das estruturas de gestão de resíduos, de maneira a preencher as necessidades do povo de Gaza, tem-se tornado quase impossível. As condições sanitárias estão a deteriorar-se rapidamente e se o problema não for resolvido esta situação poderá ter um grande impacto na saúde do povo da Faixa de Gaza.

Salam Mohammed Abu Ghararah, 46 anos, é um ex-trabalhador da construção civil que vive com a sua mulher e sete filhos na aldeia beduína de Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza. A pouca distância da fronteira com Israel, a área à volta da aldeia está salpicada de numerosos lagos de esgotos.

O cheiro é horrível, ataca os sentidos e, no calor do Verão, o ar é abafado pelo fedor. Salam vive a uns meros 600 metros de um dos lagos de esgotos. “Quero vender a minha casa e ir embora. A minha mulher também já está farta. Antes do encerramento, eu trabalhava na construção, ia e vinha todos os dias para Israel. Estava fisicamente apto. Agora, viver junto ao esgoto causou-me dificuldades respiratórias. Não consigo fazer nada sem perder o fôlego. À noite, mal posso dormir porque tusso muito. Já não posso viver uma vida normal.”

Um tsunami de esgoto

No dia 7 de Março de 2007, Salam e a sua família sofreram uma grande tragédia quando um dos lagos no alto de uma colina próxima transbordou. A cheia, descrita pelos aldeões como ‘tsunami’, provocou destruições por toda a aldeia e resultou na morte de cinco pessoas. A filha de 12 anos de Salam morreu afogada na cheia.

“Estava no trabalho,” diz Salam. “Não sabia mas a minha filha tinha decidido não ir à escola nesse dia. Era de manhã cedo e muita gente ainda estava na cama. Vim para casa assim que soube o que tinha acontecido e descobri que a minha filha tinha sido levada pela corrente rua abaixo. Tinha-se afogado. Outra das minhas filhas conseguiu salvar-se apenas porque se agarrou a um ramo de árvore. A minha casa foi completamente destruída juntamente com tudo o que estava dentro. Imagine, voltar para casa e descobrir que a sua filha morreu e não resta nada da sua casa.”

Para Salam, é difícil saber que a saúde dos seus filhos está em perigo porque vivem tão perto dos esgotos. “Educamos os nossos filhos. Mandamo-los para campos de Verão onde aprenderam boa higiene, mas eles vivem junto a este esgoto, portanto não podemos fazer muito. Se pudesse cheirá-lo num dia mau. Mesmo as pessoas que vivem aqui, e estão habituadas, sofrem de dores de cabeça. Os mosquitos juntam-se à volta dos lagos e espalham doenças. Estou a tentar vender a minha casa, mas quem quereria viver num sítio como este?”

O doutor Mohammed Yaghi, um médico da Sociedade Palestiniana de Socorro Médico, descreveu algumas das preocupações sobre os efeitos de viver tão perto dos esgotos a céu aberto que ele e outros médicos partilham. “Há muitas preocupações. Têm de ser tidos em consideração tanto efeitos a curto como efeitos a longo prazo. Para começar, a humidade que os poços de esgotos causam na poluição do ar. Também criam um ambiente para os insetos, os quais, por sua vez, são portadores de doenças que as espalham entre as populações da área. O lixo das pessoas, fábricas e hospitais são armazenados em conjuntos nos poços. Sob o sol quente, libertam gases venenosos os quais causam doenças da pele e asma. As crianças são especialmente suscetíveis a estes efeitos.”

Efeitos colaterais cancerígenos

Os efeitos a longo prazo são igualmente preocupantes como explica o dr. Yaghi: “Se houver exposição diária, há muitos efeitos colaterais que podem ser cancerígenos. Além dos gases venenosos e dos insetos, os esgotos infiltram-se no solo e contaminam as fontes naturais de água. Um vez que há desperdícios humanos nestes poços, o nitrogénio dos excrementos humanos contaminam os lençóis de água. Quando ingerida produz graves consequências para a saúde da pessoa. Também pode afetar a nova geração, pois as mulheres grávidas podem dar à luz bebés com cérebros deficientes. Verificámos igualmente um aumento na infertilidade, tanto aqueles que cresceram durante o início da crise dos esgotos, como aqueles que já eram adultos. As águas contaminadas afetam homens e mulheres de todas as idades.”

As estruturas médicas da Faixa de Gaza conseguem lidar com as necessidades de curto prazo provocadas pela crise da gestão dos dejetos. Contudo, os serviços médicos não podem tratar a raiz do problema, a presença de um esgoto a céu aberto e a contaminação das fontes de água. A água de Gaza tem sido ainda mais contaminada devido ao despejo de 90,000 metros cúbicos de esgotos no mar todos os dias. Numa tentativa de resolver o problema, a Autoridade Palestiniana estabeleceu um novo comité central para o tratamento de esgotos com base a Este de Jabalia. Um projeto de tratamento de água financiado pela União Europeia, para ser construído na zona norte, perto da “área tampão”, estava programada para começar em 2008. No entanto, a construção tem sido atrasada devido às frequentes intrusões na área pelas forças israelitas. Apesar do acordo entre a UE e Israel que garantia o acesso, os trabalhadores da obra foram impedidos de entrar na área. O parceiro de implementação responsável pelo projeto espera recomeçar a construção em seis meses, mas isto depende das ações das forças israelitas.

Israel, como força ocupante da Faixa de Gaza, é obrigada perante a lei internacional humanitária a assegurar e manter a saúde pública e higiene, com a cooperação das autoridades nacionais e locais (artigo 56.º da IV Convenção de Genebra Relativa à Proteção de Civis em Tempo de Guerra de 1949). Mais, o Comité sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais (CDESC) afirmou que Israel tem o dever de preencher as suas obrigações perante os direitos humanos internacionais na Faixa de Gaza. Neste contexto, o dever de Israel, nos termos do artigo 12.º da Convenção Internacional sobre Direitos Económicos, Sociais e Culturais de 1966, a reconhecer a todos o direito de gozo dos mais altos níveis de saúde física e mental, e é obrigado a respeitar e a proteger este direito através do melhoramento de todos os aspetos ambientais e da indústria de higiene, e da proteção, tratamento e controlo epidémico, endémico, ocupacional, e outras doenças.

De acordo com o CDESC, “a higiene ambiental, um aspeto do direito à saúde […] envolve a tomada de medidas de maneira não discriminatória para prevenir ameaças provenientes de água insegura e intoxicante” (CDESC, Comentário Geral nº 15, 2002). No sentido de obedecer a este requisito, Israel deve assegurar que os recursos naturais aquíferos são protegidos da contaminação por substâncias perigosas e micróbios patogénicos. Da mesma maneira, Israel deve monitorizar e combater situações onde os ecossistemas aquáticos servem como habitats para doenças onde quer que sejam um risco para as ambientes humanos. Israel deve ainda “assegurar um fornecimento adequado e seguro de água potável e serviços sanitários básicos; [e] a prevenção e redução da exposição da população a substâncias nocivas como a radiação e químicos ou outras condições ambientais deterioradas que têm impacto direto e indireto sobre a saúde humana” (CDESC, Comentário Geral nº 14, 2000).

Publicado em Palestine News Network

Tradução de Sofia Gomes para o Esquerda.net

Comentários (1)

Neste dossier:

Terceira Intifada na Palestina

A terceira Intifada, a revolta dos palestinianos contra o ocupante, já começou. Mas desta vez assume a forma da mobilização de massas não-violenta contra o regime de apartheid imposto por Israel, pela libertação dos presos e contra a extensão dos colonatos. Esta é a opinião de Mustafa Barghouti, líder da Iniciativa Nacional Palestina. Neste dossier, coordenado por Luis Leiria, procuramos atualizar a situação da luta dos palestinianos, incluindo artigos, entrevistas, relatos do local, reportagens.

A terceira Intifada

As “aldeias de tendas” e as manifestações semanais são algumas das táticas do movimento de resistência popular não-violento que vêm a crescer e a ganhar dinâmica nos territórios palestinianos ocupados por Israel. Para o médico Mustafa Barghouti, que dirige a Iniciativa Nacional Palestiniana, a terceira Intifada já começou, seguindo um modelo diferente e sem esperar ordens vindas de cima.

Artigo publicado originalmente na revista Vírus nº3.

Uma visita a Gaza, prisão a céu aberto

Entre os dias 1 e 3 de dezembro de 2012, a eurodeputada Alda Sousa visitou Gaza, numa delegação internacional de que fez parte também a deputada Helena Pinto. Foram os primeiros estrangeiros a entrar no território depois dos intensos bombardeios israelitas da chamada operação “Pilar de defesa”. Este é um caderno dessa viagem. As fotografias são de Ricardo Sá Ferreira.

O que foi alcançado pela Fatah? Não muito

Depois de anos e anos de negociação e compromisso com o Estado de Israel, os palestinianos estão mais distantes do que nunca de obter o seu próprio Estado, afirma Arafat Shoukri, Diretor Executivo do Centro de Retorno Palestiniano (PRC) e Presidente da Campanha Europeia para Acabar com o Cerco a Gaza. Entrevista de Ricardo Sá Ferreira

Gaza: “Quem quereria viver num sítio como este?”

As condições sanitárias estão a deteriorar-se rapidamente e se o problema não for resolvido esta situação poderá ter um grande impacto na saúde do povo da Faixa de Gaza. Por PCHR/Narratives

Paz sem Terra: os colonatos de Jerusalém Oriental e o processo de paz mediado pelos EUA

A construção destes novos colonatos em Jerusalém Ocidental pode suspender o retomar das conversações entre os dois governos. No entanto, a questão maior é se o próprio processo alguma vez quis debruçar-se sobre uma resolução justa do conflito. Por Sam Gilbert

Os despejos de Sheikh Jarrah, a visão israelita de Jerusalém

A 20 de maio, o Supremo Tribunal israelita vai decidir se a família Shamasneh, da zona de Sheik Jarrah em Jerusalém Oriental, perderá a sua casa para os colonos israelitas. As razões e os métodos por trás do despejo promovido por Israel de mais uma família de Sheik Jarrah ilustram bem a sua política global de expulsar os palestinos em Jerusalém e tornar mais judaica a cidade. (Ver atualização no final do artigo). Por Lea Frehse e Johanna Wagman, AIC

Os prisioneiros palestinianos de Israel

É comum o abuso físico e a humilhação dos detidos por parte das forças israelitas. Com base em numerosas declarações juramentadas, há denúncias de que os detidos foram sujeitos a tentativa de homicídio e violação, e atirados de escadas enquanto vendados, entre várias outras formas de abuso.

Marwan Barghouti, símbolo de um povo aprisionado

Marwan Barghouti está detido há 11 anos consecutivos e já cumpriu uma pena total de 17 anos. O deputado e dirigente palestiniano foi sequestrado pelo Estado de Israel, e já foi condenado a várias penas de prisão perpétua. Barghouti é talvez o rosto mais conhecido entre os mais de 4900 presos políticos palestinianos.

Campeonato europeu de sub-21 em Israel: cartão vermelho ao Apartheid

A decisão da UEFA de manter Israel como o país anfitrião do Campeonato Europeu de sub-21 no próximo mês provocou a revolta de grupos comunitários de solidariedade com o povo palestino. Por Loretta Mussi, Nena News

Resistência de ontem, resistência de hoje

Os palestinianos em Ramallah, Jenin, em Gaza, resistem para sobreviver, numa luta diária e por vezes nada heroica, para proteger a sua existência, manter a ligação à sua terra e à sua pátria, para proteger a sua dignidade. Por Michel Warschawski, Alternative Information Center

Estado de Israel: o rufião mimado

Israel quebrou todos os compromissos que alicerçam o cessar-fogo precário, entre o Estado de Israel e a liderança do Hamas, e expande a ocupação de forma silenciosa. O poder que domina em Israel comporta-se como um rufião mimado que tem aquilo que quer e dispensa qualquer puxão de orelhas.

Israel já ganhou a guerra civil síria

O seu principal inimigo militar deixou de existir, o contexto em que os palestinianos desenvolvem a sua luta de libertação fica mais desfavorável; e a solução do problema da ocupação israelita dos Montes Golã será relegada ainda mais para as calendas. 

Revolucionário Democrático: novo sindicato dos trabalhadores em Israel

A política de trabalho em Israel foi dominada durante décadas por um sindicato único, ligado ao governo com uma tradição fortemente nacionalista. O primeiro sindicato independente e democrático foi fundado há apenas seis anos em Israel. Koach LaOvdim - Poder aos Trabalhadores – tem conseguido desde então mobilizar dezenas de milhares de trabalhadores e conta com mais de 12.000 membros em 2013. Por Centro de Informação Alternativa (AIC)