Está aqui

Drogas: desbloquear avanços esperados nos últimos 20 anos

A implementação da primeira Sala de Consumo Assistido contou com o apoio de moradores, das associações locais, das Juntas de Freguesia e das forças de segurança. Esta implementação tranquila e participada foi já valorizada como boa prática pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Por Ricardo Fuertes.
unidade móvel de consumo vigiado
Primeira unidade móvel de consumo vigiado funciona desde abril na zona oriental de Lisboa. Imagem SIC.

Portugal tem uma abordagem na área das drogas reconhecida como exemplo dentro e fora do país. A descriminalização associada a um aumento de respostas sociais e de saúde permitiu aumentar o acesso a serviços e tratamento, reduzir o número de infeções por VIH e diminuir os consumos de risco.

Ainda assim, as possibilidades propostas na estratégia nacional de 1999 e na legislação de 2000/2001 não foram aplicadas na sua totalidade.

Estavam ainda por concretizar as Salas de Consumo Assistido, resposta prevista na legislação portuguesa com o nome de Programas de Consumo Vigiado. Trata-se de serviços desde há muito defendidos por associações e profissionais, e identificados como necessários em Lisboa nos diagnósticos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) em 2015.

Os programas de consumo vigiado são espaços onde se pode consumir de forma mais segura para a partir daí oferecer outros apoios. Dirigem-se a fenómenos concentrados de consumo a céu aberto, sem higiene, de alto risco e que cria as condições para o aparecimento de problemas de saúde e exclusão, afetando as pessoas que usam drogas e a comunidade mais alargada.

A primeira Sala de Consumo Assistido do país começou a funcionar, em Lisboa, em Abril de 2019 com financiamento da CML, e articulação com a ARSLVT e o SICAD, entre outros parceiros. É uma unidade móvel que se aproxima de alguns dos locais onde o consumo já existe, neste caso, na freguesia do Beato e Arroios. A implementação da primeira Sala contou com o apoio de moradores, das associações locais, das Juntas de Freguesia e das forças de segurança, que tiveram oportunidade de conhecer previamente o projeto, esclarecer dúvidas e discutir localizações. Esta estrutura estabeleceu-se com normalidade e rapidamente se tornou mais um espaço de saúde no território, sendo um recurso para pessoas que usam drogas e outras. Esta implementação tranquila e participada foi já valorizada como boa prática pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (Conferência Solidify, Dezembro 2019).

A equipa, composta por mediadores e profissionais de saúde, incentiva os consumidores a realizarem os seus consumos na carrinha, sem se esconderem como o fizeram durante décadas. Além de contar com a supervisão dos profissionais, nesse espaço pode-se consumir com privacidade e higiene. Ao mesmo tempo são propostos outros serviços como rastreios, encaminhamento para tratamentos, e soluções para um conjunto de problemas legais, de habitação, de desemprego, de solidão e desamparo que se foram criando paralelamente aos consumos.

Dois outros Programas de Consumo Vigiado Fixos no Lumiar e no Vale de Alcântara, estão em processo de preparação, tendo sido já aprovado em reunião de câmara o financiamento para um dos Programas.

O apoio e co-financiamento da CML criou também condições para mais uma vez em 2019  materializar  outra possibilidade já prevista por lei desde 2001: um serviço permanente de drug checking (análise de substâncias), intervenção anteriormente realizada apenas de forma muito pontual em eventos de acesso restrito (festivais).

Trata-se de um serviço que inclui a análise laboratorial das substâncias e o aconselhamento por parte de profissionais especializados. Face ao número crescente de novas substâncias psicoativas (NSP) em circulação- 731 novas substâncias identificadas desde 1997, 55 só em 2018, o serviço de drug checking é um contributo importante para a monitorização dos mercados informais de drogas, contribuindo para um conhecimento mais aproximado da realidade e redução do risco de substâncias com composição desconhecida.

Para o OEDT, o drug checking consiste num serviço mais individualizado do que campanhas gerais pois incentiva os consumidores a procurar apoio especializado para discutir a prevenção e a redução de danos. Em conjunto com outras intervenções em contextos festivos, como informação, ventilação adequada, hidratação e outros, é considerada uma intervenção com potencial de salvar vidas

A necessidade de um serviço deste tipo era uma reivindicação de consumidores, profissionais e associações e tinha sido objeto de uma petição à Assembleia da República em 2018 (Petição 519/XIII/3) onde se defendia a criação de “ um serviço de análise de substâncias, disponível de forma gratuita, permanente e continuada. (…) A disponibilização deste serviço impulsiona a criação de canais de comunicação, particularmente com pessoas utilizadoras que não são abrangidas pelos serviços formais de saúde (…) Um serviço permanente de drug checking aumentaria a efetividade das respostas do país em matéria de drogas, representando o próximo passo numa política que tem sido tida como referência a nível mundial.”

O espaço agora aberto pela Kosmicare na Penha de França, com apoio do SICAD e da CML, é o único drop-in no país dirigido à intervenção em ambientes recreativos noturnos. Além do serviço de drug checking, é disponibilizada informação e materiais, uma consulta dirigida à integração de experiências difíceis relacionadas com o consumo de substâncias psicoativas, educação de pares e intervenção de proximidade em eventos de lazer noturno.

Ao longo dos anos foi também identificada a necessidade de valorizar o trabalho de pares na área das drogas, questão abordada e documentada pela Rede Social de Lisboa.

O trabalho de pares pode ser definido como intervenções desenvolvidas por pessoas com condições ou circunstâncias semelhantes ao público para o qual se dirige determinada resposta. Na área das drogas esse apoio pode abordar o consumo ou o acesso a serviços ou tratamentos (dependências, VIH, Hepatite C, Tuberculose, entre outros). Além disso, o envolvimento de pares é importante pois envolve nas intervenções populações historicamente excluídas e estigmatizadas. Em 2019 alterámos o Regulamento de Atribuição de apoios (linha de financiamento a associações) de forma a valorizar os projetos nas várias áreas dos Direitos Sociais que incluam pares e mediadores nas suas equipas. Dá-se assim mais um passo para responder a uma reivindicação das pessoas que usam drogas “Nada sobre nós sem nós”.

Além das já destacadas, Lisboa tem uma rede sólida de respostas em várias áreas: programas de prevenção, tratamento, equipas de rua, programas de metadona e acolhimento especializado, que continuam a contar com apoio da autarquia.

(...)

Neste dossier:

Lisboa: o que mudou com o Bloco na vereação

O acordo pós-eleitoral com o PS na Câmara de Lisboa permitiu ao Bloco ter pela primeira vez responsabilidades executivas na gestão da capital nas áreas da Educação e Direitos Sociais. O que foi feito e o que mudou na primeira metade deste mandato? Dossier organizado por Luís Branco e Rodrigo Rivera.

Políticas de saúde: Câmara e SNS já não estão de costas voltadas

Quando o Bloco chegou à CML deparou-se de imediato com um Plano de Saúde que havia sido feito pelas duas vereações antecedentes, durante 5 anos, mas que não estava aprovado nem em implementação. Por Nuno Veludo.

pré-escolar

Pré-escolar, dois anos de mandato

A escola pública precisa de todos. Porque é com todos que garante aquilo que colégio algum conseguirá: ser um pilar de uma sociedade coesa, inclusiva, em que as oportunidades não dependem única e exclusivamente de coisas fortuitas como a família em que se nasceu ou caraterísticas fisiológicas ou neurológicas. Por Rita Gorgulho e Mariana Avelãs.

autocarro da Carris

Mais transportes públicos e mais ambiente para melhorar a cidade

Uma cidade para ter futuro não pode desprezar a emergência climática em que vivemos. O sistema de transportes é determinante na qualidade de vida e ambiente de uma cidade. Lisboa tem de ser verde nas ações. Por Nuno Veludo e Ricardo Moreira.

A luta pela habitação em Lisboa

Na Câmara de Lisboa e na rua, o Bloco continuará a lutar para que sejam aplicados os vários instrumentos que a lei já consagra para garantir o direito à habitação como um pilar do direito à cidade e da dignidade. Por Fábio Salgado e Ana Júlia Filipe.

 

prédio

Novo Regulamento para o Alojamento Local

Apesar de não ser a proposta do Bloco de Esquerda, provámos mais uma vez que é possível chegar a acordo para garantir um Regulamento de Alojamento Local estabilizado e uma ferramenta indispensável para combater a grave crise na habitação que se vive em Lisboa. Por Ana Júlia Filipe.

Cartaz manuais escolares gratuitos

Manuais escolares gratuitos: mais um passo para a escola inclusiva

O acordo do Bloco com o PS na Câmara Municipal de Lisboa previu a atribuição de manuais escolares gratuitos aos alunos da capital. Esta medida abriu caminho para o alargamento a nível nacional, estendendo-se até ao 12.º ano e a todos os tipos de ensino: vocacional, artístico e profissional. Por Filipa Gonçalves e Ricardo Moreira.

 

Vegi

9 medidas para mudar a forma como as crianças comem nas escolas de Lisboa

Queremos dar a garantia às famílias lisboetas que as refeições da escola pública são as melhores refeições que os filhos podem ter. Por Ricardo Moreira e Rodrigo Rivera.

 

de mão dada

Construir políticas LGBTI coletivamente

Empenhamo-nos para que, a nível local, sejam criadas condições para garantir os direitos LGBTI mas também para desenvolvê-los. Por Ricardo Fuertes.

escadas rolantes

Direitos das pessoas migrantes e refugiadas - do papel à prática

Este ano será construído um novo Programa Municipal de Acolhimento de Refugiados,  com a participação das pessoas que já acolhemos e das associações que connosco trabalham, que nos permita dizer com franqueza que a integração é real. Por Joana Teixeira.

811 dias de resposta a quem vive na rua

Lisboa apresenta nesta área trabalho local, um percurso nacional e internacional onde a cidade já constitui um reconhecido modelo de boas práticas. Por Teresa Bispo.

banco de jardim

Cumprir os direitos sociais para um envelhecimento com dignidade

O apoio à população idosa de Lisboa é dificultado pela divisão de responsabilidades por várias instituições com agendas e ideologias próprias. A falta de recursos humanos e as burocracias tornam tudo mais lento. Mas muita coisa começou a mudar nos últimos dois anos. Por Nuno Veludo.

unidade móvel de consumo vigiado

Drogas: desbloquear avanços esperados nos últimos 20 anos

A implementação da primeira Sala de Consumo Assistido contou com o apoio de moradores, das associações locais, das Juntas de Freguesia e das forças de segurança. Esta implementação tranquila e participada foi já valorizada como boa prática pelo Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência. Por Ricardo Fuertes.

 

Manuel Grilo

“Investimento em habitação pública é a única forma de sair da crise em que Lisboa se encontra”

Nesta entrevista, o vereador bloquista Manuel Grilo faz o balanço do trabalho feito na primeira metade do mandato e fala das tensões com o PS no executivo, do plano para as novas creches que "está há mais de um ano na gaveta de Fernando Medina" e da sua apreensão com a falta de preparação dos socialistas quanto à transição de competências do Estado para a autarquia lisboeta nas escolas do 2º, 3º ciclo e secundário.