Está aqui

Colóquio "O que fará um Governo de Esquerda Socialista?"

Textos sobre políticas do trabalho e da segurança social ("Um governo socialista não pode aceitar a precariedade e a baixa de salários"); economia e finanças (Estratégia para criar emprego); saúde ("É preciso salvar o SNS"); cidades e ordenamento territorial ("Será que uma série de condomínios de luxo são cidades?"); ambiente e energia e desenvolvimento rural e pescas (); igualdade ("O contrário de igualdade não é a diferença, é a desigualdade"); justiça (Para que servem os tribunais judiciais?); educação (Afirmar a escola como bem público) e política externa e de defesa (“É preciso um corte com a cultura da guerra fria do pensamento” ).

(...)

Resto dossier

Colóquio "O que fará um Governo de Esquerda Socialista?"

A 27 e 28 de Fevereiro de 2010, a Cultra promoveu um colóquio sobre o tema "O que fará um Governo de Esquerda Socialista?", com painéis sobre diversas áreas. Neste dossier, incluimos os artigos que a equipa do esquerda.net fez sobre os diversos painéis do colóquio.

"É preciso salvar o SNS"

No painel sobre política de saúde do colóquio "o que fará um governo de esquerda socialista", João Semedo apresentou propostas e Isabel do Carmo comentou.

“É preciso um corte com a cultura da guerra fria do pensamento”

Na última sessão do colóquio organizado pela Cultra com o tema “O que fará um governo de esquerda socialista?” o tema foi a política externa e de defesa. A apresentação ficou a cargo do deputado do Bloco de Esquerda José Manuel Pureza, seguida de comentários do general Pezarat Correia.

Afirmar a escola como bem público

Para a última sessão da tarde do Domingo a Cultra escolheu o tema da educação e convidou o professor António Nóvoa. A deputada Ana Drago comentou a apresentação que destacou a necessidade da a afirmação da escola como bem público.

“O contrário de igualdade não é a diferença, é a desigualdade”

No 7.º painel do colóquio do CULTRA, Virgínia Ferreira explicou o que são políticas de Igualdade. Manuela Tavares comentou, concluindo que um governo de esquerda socialista precisa de movimento feminista.

Ambiente e desenvolvimento rural em debate

No segundo dia do colóquio da Cultra, Francisco Ferreira e Fernando Oliveira Baptista falaram das políticas de um governo da esquerda socialista em áreas como a energia, a agricultura e as pescas.

“Será que uma série de condomínios de luxo são cidades?”

O geógrafo Mário Vale foi o orador no painel sobre o que fará um governo da esquerda socialista “Na política das cidades e ordenamento territorial”.

Estratégia para criar emprego

No colóquio "o que fará um governo de esquerda socialista", no painel sobre política económica e de finanças Francisco Louçã apresentou propostas (ver apresentação em pdf ) e João Ferreira do Amaral comentou.

"Um governo socialista não pode aceitar a precariedade e a baixa de salários"

No colóquio promovido pela Cultra, Carvalho da Silva apontou as prioridades na política de trabalho de um governo de esquerda socialista.

Para que servem os tribunais judiciais?

No painel sobre “Política de Justiça” do colóquio do CULTRA, a investigadora do CES, Conceição Gomes, apresentou as linhas para uma verdadeira política pública de Justiça. O comentário coube ao advogado Teixeira da Mota.