Apresentado o programa do Congresso Karl Marx

21 de outubro 2008 - 1:36
PARTILHAR

A actualidade do pensamento marxista discutida em LisboaFoi divulgado nesta segunda feira o programa do Congresso Internacional Karl Marx, a realizar nas instalações da Faculdade de Ciências Socias e Humanas, em Lisboa, de 14 a 16 de Novembro. A organização é do Instituto de História Contemporânea, Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo (Cultra) e Transform Europe. Serão apresentadas cerca de 140 comunicações e a entrada é livre.

 

À semelhança do que vem sucedendo em outros países, assinalando os 150 anos dos Grundisse, de Karl Marx, este congresso internacional visa alargar o espaço de debate intelectual em torno dos marxismos.



A presente crise financeira e económica do capitalismo global iniciada nos EUA, a mais grave desde o crash de 1929, recoloca a pertinência das abordagens marxistas sobre a economia, a sociedade, as ideologias e a política nas sociedades capitalistas. Talvez por isso se registou uma tão significativa adesão de contributos: comunicações que analisam os marxismo enquanto instrumentos de interpretação e transformação do tempo presente, e comunicações que, reivindicando-se de alguma forma nas tradições marxistas, se debruçam sobre problemáticas discutidas no âmbito das ciências sociais e humanas.



Os trabalhos do congresso decorrerão em três dias, com dois tipos de sessões: sessões plenárias com conferencistas convidados e painéis paralelos onde serão debatidas as comunicações. O programa está disponível no site da Cultra.