Está aqui

Viseu: Comerciantes juntam-se a movimento pela reabertura do Cinema Ícaro

A petição pela defesa da Sala de Cinema Ícaro está agora disponível em vários estabelecimentos comerciais da cidade. Comerciantes apelam ao Município de Viseu para que encontre uma forma de preservar o espaço e devolvê-lo à cidade e à cidadania.

Os comerciantes das Galerias Ícaro e das redondezas, que “sentiram o choque da centralização do comércio em grandes superfícies desligadas da rotina da cidade”, defendem que “a reabertura desta sala ajudaria a fortalecer toda a zona comercial do centro”.

“O Ícaro deve ser devolvido aos viseenses e a todos os agentes culturais da cidade, de forma a dar-lhe uma vida como nunca teve e com uma programação cultural diversificada e dinâmica”, lê-se no comunicado divulgado esta quarta-feira.

Os comerciantes reivindicam o Cinema Ícaro “como um lugar de todas e todos”: “Apelamos ao Município de Viseu para que encontre, junto dos programadores, agentes e associações, locais, uma forma de preservar o espaço e devolvê-lo à cidade e à cidadania”, escrevem.

Entre as quase mil assinaturas da petição em defesa pela sala de cinema Ícaro, em Viseu, encontram-se, entre outras, as dos cineastas Pedro Costa, Miguel Gonçalves Mendes, Marta Mateus, Edgar Pêra e André Príncipe; dos produtores Paulo Trancoso (Presidente da Academia Portuguesa de Cinema) e José Pedro Lopes; dos professores e investigadores Carlos Melo Ferreira e Sérgio Dias Branco; dos programadores de cinema Maria João Madeira, Joana Maria Ascensão , Miguel Ribeiro, Pedro Borges e Vitor Ribeiro; dos críticos Vasco Câmara, Ricardo Vieira Lisboa e Hugo Gomes; do fotógrafo André Cepeda; do Cineclube do Porto e Casa da Animação, Regina Machado.

Termos relacionados Sociedade
(...)