Vigilantes lutam pelo cumprimento da lei na transmissão de estabelecimento

Sindicato espera que os vigilantes do Ministério das Finanças estejam integrados até ao fim da semana. Questionado por Mariana Mortágua, o ministro João Leão diz que revogará contrato com a Ovisegur se a ACT confirmar a ilegalidade.
Mariana Mortágua com trabalhadores vigilantes junto ao ministério das Finanças - Foto esquerda.net

Trabalhadores e sindicato exigem que Ovisegur cumpra a lei e integre as pessoas com postos de trabalho no Ministério das Finanças.

Na tarde desta terça-feira, 13 de julho, o STAD (Sindicato dos trabalhadores de serviços de portaria, vigilância, limpeza, domésticas e actividades diversas) reuniu com o Ministério das Finanças, do Trabalho e as empresas Securitas e Ovisegur.

O sindicato tem expectativa de os trabalhadores da Securitas retomarem, já na próxima segunda-feira, os seus postos de trabalho que estavam impedidos de ocupar desde o dia 1 de Julho.

No vídeo abaixo, os trabalhadores vigilantes que trabalham no ministério das Finanças contam a situação que enfrentam e a sua luta:

Nesta terça-feira, o STAD desconvocou a concentração marcada para a tarde desta terça-feira, em frente ao Ministério das Financas, no Terreiro do Paço, mas marcou “nova concentração para terça-feira, 20 de julho, se não vierem a ser satisfeitas as suas reivindicações: garantia do cumprimento de todos os direitos dos trabalhadores; da efetividade do vínculo laboral e da antiguidade, bem como a ocupação do posto de trabalho por todos os trabalhadores que exerciam funções no Ministério”.

A deputada Mariana Mortágua, que esteve esta terça-feira com trabalhadores no local onde era para se realizar a concentração de vigilantes, questionou o ministro das Finanças na Assembleia da República, sobre o incumprimento da transmissão de estabelecimento que ocorreu no seu ministério.

João Leão respondeu que revoga o contrato com a Ovisegur se a ACT confirmar que o afastamento dos trabalhadores é ilegal.

Termos relacionados Sociedade