Está aqui

UMAR cria ponto de encontro para mulheres em confinamento

Realiza-se esta quarta-feira a primeira sessão da rede de mulheres "Aqui Dentro de Casa", um espaço de partilha de experiências e ajuda mútua para mulheres em confinamento devido à pandemia covid-19.
UMAR rede "Aqui Dentro de Casa"
Imagem de UMAR - umarfeminismos.org

A UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta lançou a rede "Aqui Dentro de Casa" para servir de ponto de encontro para partilha de experiências e ajuda mútua para mulheres que estão ou estiveram em confinamento devido à pandemia covid-19.

Segundo esta organização, há muitas mulheres à beira da depressão, com "enormes cargas emocionais", devido à pressão vivida dentro de casa após quase dois meses de isolamento. 

Por um lado, a acumulação de teletrabalho, a prestação de cuidados aos filhos e outros familiares, e todas as tarefas domésticas como o limpar, cozinhar ou tratar da roupa, têm recaído sobre a maioria das mulheres, com muito pouca partilha de responsabilidades com os companheiros e maridos, criando enormes cargas emocionais sobre estas mulheres. 

Por outro lado, há mulheres que ficam confinadas com os seus agressores, criando situações de maior pressão e risco. Apesar de em Portugal as queixas por violência doméstica terem diminuído durante o período inicial de confinamento, Sara Anselmo, dirigente da UMAR, receia que o verdadeiro número de casos ainda está por surgir, agora com o período de desconfinamento. Recorde-se que o número de casos de violência doméstica aumentou até 60% nos países europeus e as denúncias online aumentaram até cinco vezes durante o mês de Abril, conforme alertou a Organização Mundial de Saúde.

As sessões irão funcionar online, através de um link enviado para cada mulher que se inscreva, seja pelo e-mail aquidentrodecasa.umar@gmail.com ou pelo telefone 218873005. Cada participante poderá utilizar apenas a parte áudio sem ter de se identificar pela imagem, permitindo assim manter o anonimato.

A primeira sessão semanal realiza-se esta quarta-feira, 13 de maio, entre as 17h e as 19h. 

Termos relacionados Sociedade
(...)