Está aqui

Trump acusado de mandar advogado mentir ao Congresso

O ex-advogado de Trump terá recebido instruções para mentir aos congressistas sobre os seus negócios na Rússia. O caso pode levar à abertura do processo de destituição do presidente norte-americano.
Foto Tia Dufour/Casa Branca - Flickr

Donald Trump terá instruído o seu advogado Michael Cohen a mentir ao Congresso sobre as negociações para construir a Trump Tower de Moscovo, diz a reportagem do Buzzfeed News, que aponta como fontes dois agentes de segurança ligados às investigações que decorrem às ligações russas do presidente dos EUA.

Segundo a reportagem, durante a campanha eleitoral das presidenciais, Trump também terá dado ordens ao seu advogado para agendar um encontro com Putin com vista a acelerar as negociações para o projeto imobiliário. Em público, Donald Trump sempre afirmou não ter negócios na Rússia, mas tanto o presidente como os seus filhos Donald e Ivanka eram informados a par e passo pelo advogado sobre o andamento do negócio, acrescenta esta reportagem.

O ex-advogado de Trump foi apanhado nas malhas da investigação e chegou a acordo para colaborar com o procurador Robert Muller em troca de uma pena reduzida. Michael Cohen foi condenado no mês passado por mentir ao congresso e por violações da lei de financiamento eleitoral.

Cohen disse ao Congresso que as negociações com a Rússia decorreram até janeiro de 2016, mas sabe-se agora que duraram pelo menos até junho. Segundo a Buzzfeed News, Cohen afirmou aos investigadores ter recebido instruções de Trump para mentir, de forma a ocultar que estaria a negociar com Moscovo o seu plano imobiliário em plena campanha eleitoral. Um negócio que podia render mais de 300 milhões de dólares e sobre o qual teve mais de 10 reuniões com o seu advogado ao longo da campanha, diz a reportagem.

Estas revelações aumentam a probabilidade de surgirem acusações contra Trump por obstrução à justiça, como já defendem alguns deputados democratas, lembrando até que a obstrução à justiça era o primeiro artigo do processo que levou à destituição de Richard Nixon.

 

Termos relacionados Internacional
(...)